Connect with us

Geral

Ação Mulher reúne 250 pessoas em atividade na região noroeste

imagem 203

O Ação Mulher, evento realizado pela rede intersetorial de serviços socioassistenciais Novas Atitudes, formada por órgãos municipais e entidades do terceiro setor, reuniu cerca de 250 mulheres na manhã desta quinta-feira, dia 22, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Florence, que fica na região noroeste da cidade.
O movimento teve como objetivo central a reflexão sobre a luta pela garantia dos direitos do gênero feminino, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo os organizadores, as participantes demonstraram grande  entusiasmo e interesse em relação aos temas abordados.
Os responsáveis pela rede contaram que o encontro representou um momento raro de lazer e descontração, mas principalmente uma oportunidade para a reflexão sobre luta da mulher pela garantia de seus direitos.
Dentre as atividades realizadas, houve exposição de artesanato feito pela comunidade, valorização do território com apresentação de música ao vivo pelo Instituto Anelo, confecção de bonecas Abayomi – boneca negra que significa ‘aquela que traz felicidade ou alegria’.
A saúde e o direito das mulheres foram temas abordados nas palestras. Também foram discutidas formas de ampliar a divulgação dos serviços implementados no município para o atendimento das mulheres.
Para Sirlei Matos Bohme, uma das participantes do Ação Mulher, o evento foi um momento de aprendizado, pois trouxe informações importantes para as pessoas daquele território. “Realmente, o evento foi muito bom, foi um aprendizado para nós. Tinha muita coisa que a gente não sabia, o Disque Denúncia referente a agressões que as mulheres sofrem e também referente a saúde. Tem gente que tem câncer e nem sabe como é o tratamento”, contou. 
Entusiasmada, Sirlei disse que a partir de agora irá participar de todas as atividades propostas. “Eu amei tudo que foi feito ontem e vou participar de tudo. Sou grata a todos que nos proporcionaram tanta alegria e reconhecimento sobre os cuidados domésticos, sobre a violência, sobre a saúde. Muitas coisas veêm em nossas vidas só para acrescentar e vocês vieram na hora certa, então eu agradeço muito”, reforçou.
Outra entusiasta do Ação Mulher, Ângela Maria Benedito Gonçalves, disse ter “amado o evento” que foi incentivador para ela e outras mulheres. “Eu amei o evento. Foi muito interessante,  principalmente o tema abrangendo a saúde da mulher e a apresentação musical final, “Carruagens de Fogo”, que foi maravilhosa. Já estou aguardando o próximo. Foi muito incentivador não só para mim como para outras mulheres “, disse. 
Na ocasião, foi feita uma retrospectiva do papel da mulher na sociedade até os dias atuais, com destaque especial para a violência contra a mulher e as ocorrências de estupro, registradas recentemente na região. A equipe também procurou  estimular as denúncias de violência por meio da quebra do silêncio.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare