Teatro documentário reconta crime e discute violência e desigualdade
O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, em Campinas, recebe neste domingo, dia 14 de agosto, o espetáculo “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está”, do grupo bauruense “Protótipo Tópico”. A entrada é livre e apresentação também conta com uma oficina gratuita, paralela à apresentação, que tem o objetivo de dividir experiências e proporcionar uma vivência sensorial, sob o viés artístico, nos diferentes aspectos sociais da violência. A classificação indicativa é de 14 anos.
Por meio de elementos documentais, o grupo reconta um crime que aterrorizou Bauru, no interior de São Paulo, há cinco décadas, e que ainda reverbera entre seus moradores. Mara Lúcia Vieira, de apenas 9 anos, encontrada no banheiro de uma casa abandonada depois de quatro dias desaparecida, após ter saído para ir à escola. Violentada, estuprada e assassinada. A peça revisita, através de um olhar poético, lembranças e cicatrizes deste crime.
A brutalidade do crime ainda desperta incompreensão e revolta. Não há culpados. Ninguém sabe quem violentou e assassinou a criança. Mas, sobre a história, pairam boatos e hipóteses que nos revelam enquanto sociedade.
Com direção de Marcelo Soler, da Cia. Teatro Documentário (São Paulo) e preparação de atores de Georgette Fadel, o grupo traz uma inquietante leitura da morte de Mara Lúcia que leva o público a se questionar sobre qual é o espaço, concreto e subjetivo, que a barbárie nos leva. Criado em 2019, o documentário cênico também questiona todas as possibilidades que esta criança poderia ter vivido.
Oficina
O grupo também realizará uma oficina gratuita paralela às apresentações, que busca despertar novos olhares para os problemas sociais, dividindo a experiência de um fato que não pode ser esquecido para que não seja reproduzido, e que possibilitam também o despertar de um lado artístico dos participantes.
A oficina “Lugar memória: parâmetros do real que moldam a ficção” se baseia em um crime brutal, tema da peça teatral acima citada, para estudar o discurso artístico. A oficina será às 15 horas na Casa das Árvores, no Centro Cultural Casarão.
Serviço:
Data: domingo, dia 14 de agosto
Horário: 15 horas
Duração: 60 minutos.
Local: Casa das Árvores – Centro Cultural Casarão
Endereço: na Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, Barão Geraldo, Campinas
Entrada gratuita
Informações: (14) 99669-4133
Teatro Documentário “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está”
Data: domingo, dia 14 de agosto
Horário: 20 horas
Duração: 60 minutos
Local: Centro Cultural Casarão
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: podem ser retirados uma hora antes do espetáculo no Teatro.
Oficina e apresentação do Grupo Protótipo Tópico