Hospital Mário Gatti orienta pacientes com sintomas respiratórios
O Hospital Municipal Mário Gatti orienta pacientes com sintomas respiratórios leves a procurarem os centros de saúde para atendimento e, após as 19h, quando essas unidades encerram o expediente, a buscarem as unidades de pronto atendimento, preferencialmente a UPA Carlos Lourenço.
A orientação ocorre diante do aumento da procura por assistência no pronto-socorro do hospital por pacientes com sintomas gripais, a maioria casos leves, e visa reduzir o tempo de espera e garantir o atendimento a quem precisa. A recomendação é que a população procure o hospital caso apresente sintomas graves da doença, como febre alta ou dificuldade para respirar.
Somente nessa quinta-feira, 23 de junho, passaram pelo pronto-socorro adulto 433 pacientes, sendo 158 deles com sintomas gripais. No pronto-socorro infantil foram 156, dos quais 97 com síndromes respiratórias.
Os pacientes que chegam ao pronto-socorro passam por classificação de risco, são avaliados por uma equipe de enfermagem e classificados de acordo com a gravidade. Os casos mais graves têm prioridade, enquanto os de menor gravidade esperam mais tempo. O atendimento das pessoas com sintomas gripais é mais demorado, porque precisam fazer o teste de covid-19.