Campinas mobiliza força-tarefa para ações multissetoriais contra chuvas intensas nos próximos dias

A Prefeitura de Campinas mobilizou uma força-tarefa nesta terça-feira, 30 de dezembro, para alinhar as ações multissetoriais contra as chuvas intensas previstas na cidade até 4 de janeiro. As medidas são direcionadas para prevenção de desastres e atendimentos à população, incluindo as áreas de serviços públicos, saúde, assistência social e trânsito .

O prefeito Dário Saadi se reuniu na Sala Azul com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, os secretários de Serviços Públicos e de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, respectivamente, Ernesto Paulella e Vandecleya Moro, além de representantes das secretarias de Saúde, Educação e de Habitação, da Emdec, do Corpo de Bombeiros, da Sanasa e da distribuidora de energia CPFL.

Houve também participação da meteorologista e pesquisadora do Cepagri da Unicamp Ana Ávila. Ela fez uma apresentação que mostra a possibilidade de pancadas de chuva entre esta terça-feira e 4 de janeiro, com a expectativa dos maiores volumes de precipitação no período entre o Ano Novo e o dia 2 em virtude da passagem de uma frente fria pela região.

“A Prefeitura e todos os órgãos estão totalmente mobilizados caso ocorra a necessidade de uma atuação”, ressaltou o prefeito ao mencionar que a população deve redobrar os cuidados e seguir as orientações de rotina feitas pela Defesa Civil para se proteger.

Ana Ávila lembrou que também há previsão de chuvas para outras regiões do Estado ao longo do feriado prolongado, incluindo o Litoral Norte e a região do Vale do Ribeira. Por isso, quem pretende viajar também precisa ter atenção nos próximos dias.

“As chuvas podem vir pontuais, principalmente no final de tarde e noite, e podem ser acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo”, falou.

A Defesa Civil de Campinas reforçou que o planejamento sincronizado é imprescindível para respostas rápidas e a Prefeitura conta com equipes de sobreaviso em diversas áreas. “É muito importante que a população adote medidas de prevenção, principalmente evitando os locais de alagamento e não ficar próximo a árvores de grande porte”, destacou Furtado.

Vale destacar que o Centro de Controle Operacional (CCO) da Emdec monitora em tempo real as chuvas intensas em pontos sensíveis como as avenidas Heitor Penteado, Norte-Sul, Orosimbo Maia, Anchieta, Princesa D’Oeste, no eixo do Curtume e também no distrito de Sousas. Além das câmeras, 58 painéis eletrônicos de LED exibem avisos em tempo real aos motoristas, com mensagens específicas para cada situação meteorológica. Os equipamentos estão distribuídos por sete corredores urbanos sujeitos a alagamentos, com destaque para os eixos Norte-Sul e Orosimbo Maia, que concentram 32 painéis.