A tradicional Caminhada Fotográfica Hércules Florence chega à sua 25ª edição no dia 9 de novembro de 2025. Este ano, o início será às 8h, com ponto de encontro na Estação Cultura, em Campinas. Criada em 2000 pelo fotógrafo e professor Carlos Rincon, a atividade comemora um quarto de história com um novo roteiro guiado pelo historiador Américo Villela, convidando o público a redescobrir o centro da cidade sob a perspectiva da arte, da arquitetura e da memória cultural.

 

Com duração média de três horas, o trajeto inclui paradas em alguns dos locais mais emblemáticos de Campinas, entre eles a Rua do Rocio, a Residência de Salvador Penteado, o 4º Grupo Escolar, a Casa de Câmara e Cadeia, a Beneficência Portuguesa, o Culto à Ciência, o Cotuca, o Mercado Municipal, o Palácio dos Azulejos, a Escola do Povo, o Largo do Rosário, a Praça Carlos Gomes e o Centro de Convivência. O percurso foi especialmente elaborado para proporcionar uma experiência imersiva nas transformações urbanas que marcaram a história da cidade.

 

Desde sua criação, a Caminhada Fotográfica Hércules Florence consolidou-se como uma das mais longevas e participativas iniciativas culturais de Campinas, reunindo fotógrafos amadores e profissionais, estudantes, pesquisadores e cidadãos interessados em explorar o território urbano através da fotografia. Ao longo de 25 anos, o evento produziu um vasto acervo de imagens que documentam a evolução do espaço urbano, contribuindo para a preservação da memória coletiva e para a valorização da identidade local.

 

O idealizador, Carlos Rincon, destaca o papel da caminhada como uma experiência que ultrapassa o registro fotográfico. “Para mim, o principal legado social da Caminhada Fotográfica Hércules Florence está na capacidade de transformar o simples ato de caminhar e fotografar em uma experiência coletiva de descoberta, valorização e pertencimento. Ao longo de mais de vinte anos, conseguimos criar um registro vivo da memória urbana de Campinas, capturando suas mudanças, cores, histórias e detalhes que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia”, afirma.

Gratuita e aberta a todos os interessados, a caminhada não exige experiência prévia em fotografia. As inscrições devem ser feitas pelo site www.herculesflorence.com.br, garantindo o registro e a confirmação de presença. A organização recomenda o uso de roupas leves, calçados confortáveis e o recolhimento da água disponibilizada pela Sanasa no ponto de partida.

 

O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas. 

 

Serviço:

25ª Caminhada Fotográfica Hércules Florence

Data: 9 de novembro de 2025
Horário: a partir das 8h (duração média de 3 horas)
Local de encontro: Estação Cultura – Campinas/SP
Inscrições: www.herculesflorence.com.br