Entre abril de 2024 a outubro de 2025, o Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Campinas realizou 162 atendimentos de acidentes que poderiam ser evitados relacionados com crianças de 0 a 15 anos. Desse total, 65 registros foram casos de engasgamento, o que representa 40,12%. As demais ocorrências são queimaduras (35); intoxicação (34) afogamento (16) e mordeduras por animais (16).

 

Segundo Cassiana Kelly Sales, supervisora das unidades de Pronto Atendimento e coordenadora do NEU da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, esses acidentes podem ser evitados com medidas simples de cuidado e informação. “A maioria dos casos de acidentes domésticos com crianças está relacionada com ocorrências como engasgos, queimaduras causadas por panelas no fogão, intoxicações pela ingestão de produtos de limpeza, por exemplo, e afogamentos em piscinas sem proteção adequada”, disse Cassiana.

 

População informada

 

Para multiplicar as orientações sobre como prevenir os acidentes domésticos com crianças, profissionais do Samu, por meio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Rede Mário Gatti estão participando da Semana do bebê. 

 

A próxima ação acontece no sábado, dia 8 de novembro, das 8h30 às 12h30 na Lagoa do Taquaral, como parte da programação do Festival do Bebê do Distrito de Saúde Leste. A atividade integra a programação promovida pela Prefeitura de Campinas para fortalecer os cuidados com a Primeira Infância e conscientizar famílias sobre a importância da prevenção e do cuidado em rede.

 

Confira a programação completa da Semana do Bebê 2025 no link: campinas.sp.gov.br/sites/semanadobebe/edicao-2025](https://campinas.sp.gov.br/sites/semanadobebe/edicao-2025 

 

De acordo com a coordenadora do NEU, o objetivo das orientações para a população é criar uma cultura de prevenção. “Queremos fortalecer a responsabilidade compartilhada entre famílias, escolas e serviços de saúde, promovendo hábitos seguros no ambiente familiar”, completou.

 

Larissa da Silva participou da orientação do NEU no centro de saúde Costa e Silva que aconteceu no início da semana. “É fundamental aprender sobre prevenção para evitar acidentes. São coisas simples mas que na nossa rotina, a gente não presta atenção ou esquece, então sempre é bom relembrar. A atualização da manobra do desengasgo foi o que mais me chamou a atenção, porque esse conhecimento é super importante”, afirmou a mãe, que estava com a filha Maria Cecília, de 5 meses. 
 

Durante o sábado, o enfermeiro José Luiz Santana de Queiroz e o médico pediatra Alexandre Carvalho Nogueira irão abordar as pessoas que estiverem no parque para explicar, orientar e executar o treinamento prático. “Vai ser uma oportunidade bacana para que a população aprenda na prática sobre o desengasgo que salva vidas. A nossa expectativa é que haja uma grande participação das pessoas”, disse José Luiz.