O programa Feira das Mulheres Empreendedoras participou da 11ª SNE – Semana de Negócios e Empreendedorismo de Campinas, realizada no período de 29 a 31 de outubro no Prédio do Relógio, no Pátio Ferroviário. Ao longo dos três dias de evento, quinze mulheres empreendedoras expuseram seus produtos, realizaram vendas e fizeram networking com outros participantes.
A SNE é um dos principais encontros voltados à inovação, capacitação e crescimento de pequenos negócios na Região Metropolitana de Campinas. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e executada pela ACIC. Neste ano, o evento contou com apoio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Criado em 2022 e sancionado como lei e política pública em 2023, o Programa Feira das Mulheres Empreendedoras é vinculado ao Departamento de Empreendedorismo e Fomento à Geração de Renda, da Secretaria de Políticas para Mulheres. Atualmente, conta com cerca de três mil mulheres cadastradas e tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino e promover a autonomia financeira.
A cada dia, cinco empreendedoras apresentaram uma variedade de produtos que incluíam alimentos naturais como doces, semijoias, perfumes, roupas e outros artesanatos como aromatizadores, velas, tapetes e bonecas.
Geração de renda
“Este programa é essencial para promover a autonomia econômica das mulheres. A iniciativa oferece suporte técnico especializado, capacitação profissional e acesso a espaços destinados à exposição e comercialização, o que favorece a geração de renda própria e o fortalecimento da independência financeira feminina”, destacou a secretária de Políticas para Mulheres, Alessandra Herrmann.
Oportunidade
Segundo Adriele Paulino, integrante da equipe de apoio do programa, a grande quantidade de participantes exige uma organização cuidadosa para que todas tenham a chance de expor seus produtos. “Como temos muitas mulheres cadastradas, a cada evento fazemos uma escala por segmento. Assim, garantimos variedade de produtos e oportunidade para todas participarem”, explicou.
Claudiana Meira, mulher empreendedora do segmento de semijoias e integrante do programa, disse que a experiência foi muito válida tanto para o crescimento profissional como pessoal, pois permitiu ampliar as oportunidades de contato com pessoas que vão agregar muito em seu negócio. “Conseguimos fazer networking, parcerias e tenho certeza de que essa experiência vai agregar muito para meu negócio e para mim como empreendedora, vendedora e liderança”, afirmou.





