Avenida Ruy Rodriguez recebe blitz para motociclistas e entrega de antenas corta-pipa em Campinas
Antenas corta-pipa em Campinas: a Semana da Mobilidade Urbana de Campinas (Semob 2023) terá a primeira blitz educativa para motociclistas, com entrega de antenas corta-pipa, nesta terça-feira, 19 de setembro, a partir das 11h, na avenida Ruy Rodriguez, região do Jardim Yeda.
Promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em conjunto com a concessionária AB Colinas, a ação orienta motociclistas sobre a adoção de comportamentos seguros, com foco na redução de óbitos e lesões no trânsito. A antena corta-pipa evita sinistros (acidentes) envolvendo linhas com cerol, produto que tem uso proibido.
Além da entrega de antenas corta-pipa, serão distribuídos folhetos informativos da #Desacelera, que enfatizam o respeito aos limites de velocidade e à sinalização, o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança e a importância de evitar os pontos cegos. A concessionária AB Colinas também entrega informativos e brindes, como adesivo refletivo para capacetes e spray antiembaçante.
Além da entrega de antenas corta-pipa, serão distribuídos folhetos informativos da #Desacelera, que enfatizam o respeito aos limites de velocidade e à sinalização, o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança e a importância de evitar os pontos cegos. A concessionária AB Colinas também entrega informativos e brindes, como adesivo refletivo para capacetes e spray antiembaçante.
Entre os meses de janeiro e agosto de 2023, a Emdec já realizou sete blize voltadas para motociclistas e cerca de 2,3 mil antenas corta-pipa foram entregues. Também foram realizados três workshops sobre condução segura, envolvendo mais de 50 motociclistas.
Shopping das Bandeiras recebe blitz e motocheck-up
A blitz educativa para motociclistas e distribuição de antenas se repetem na quarta-feira, 20 de setembro, na área interna do Shopping Parque das Bandeiras, na Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Ipaussurama.
A ação também contará com uma van itinerante da Emdec equipada para realizar motocheck-up. A concessionária Japauto realizará sorteio de voucher para troca de óleo e de suportes para placas.
Motociclistas representaram 38,6% dos óbitos em 2023
No primeiro semestre de 2023, 70 vidas foram perdidas em sinistros (acidentes) registrados em vias urbanas e rodovias de Campinas. Os motociclistas e garupas representaram 38,6% (27 óbitos) das vítimas fatais. Foram 16 óbitos desse grupo em rodovias e 11 em vias urbanas.
Ao longo de 2022, de 151 mortos no trânsito, 71 eram motociclistas. O número equivale a um motociclista morto a cada cinco dias. O fator de risco excesso de velocidade esteve presente em 42,4% dos sinistros envolvendo motociclistas ou garupas.
Campanha #Desacelera
A educação para mobilidade é um dos pilares da Campanha #Desacelera, lançada pela Emdec no último dia 15 de setembro. Ela também é composta por ações de comunicação e fiscalização. Além das abordagens presenciais, mensagens de conscientização serão disseminadas para a população por meio de banners, painéis, outdoors, faixas e cartazes em ônibus e inserções nos relógios da Setec.
Semob 2023
As ações da Semana de Mobilidade Urbana de Campinas seguem até o início de outubro. A população e equipes técnicas serão mobilizadas em mais de 15 eventos, que tocam em diversos aspectos da prevenção, como educação, fiscalização e políticas públicas.
A Semob contempla diversas ações de Educação para a Mobilidade, conforme prevê o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é sensibilizar e mobilizar diversos setores da sociedade, sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária, com foco na preservação de vidas no trânsito.
A programação completa pode ser consultada no hotsite http://www.emdec.com.br/semob.
SERVIÇO
Blitz educativa para motociclistas #Desacelera – Semob 2023 – antenas corta-pipa
19/09 – Terça-feira | 11h – Avenida Ruy Rodriguez, anterior ao hipermercado Atacadão (altura do nº 3.100), Jardim Yeda.
20/09 – Quarta-feira | 12h – Avenida John Boyd Dunlop, 3.900 – Jardim Ipaussurama.
* Ações sujeitas a reprogramação caso as condições climáticas inviabilizem as atividades.