Connect with us

Geral

300 ciclistas participam de bicicletada noturna no Dia Mundial sem Carro

imagem 204

 

 

 

Advertisement

 

Temperatura na casa dos 17ºC. Vento forte e gelado. As condições climáticas pouco favoráveis não foram impedimento para a bicicletada noturna pelas vias centrais de Campinas, que reuniu cerca de 300 ciclistas de diversos grupos e marcou as celebrações do “Dia Mundial sem Carro”, comemorado em 22 de setembro. 

 

Advertisement

 

O passeio foi festivo. Porém, teve um importante objetivo: conscientizar para o uso da bicicleta como um modal alternativo e ativo de transporte, que promove a saúde e a qualidade de vida, em detrimento ao uso individual do carro. E também foi inclusivo, pois contou com a participação de pessoas cegas. A equipe K2B (“Kabem” Dois na Bike) “Olhos que Guiam” realizou o passeio levando seis deficientes visuais em bicicletas chamadas tandem, que possuem dois assentos e dois conjuntos de pedais. 

 

Advertisement

 

A campeão paralímpica na natação 50 metros livres (categoria S11), Fabiana Harumi Sugimori, participou do passeio. Fabiana esteve em quatro paralimpíadas: Atlanta (1996); Sidney (2000); Atenas (2004); e Pequim (2008). Foi medalhista de ouro em Sidney e Atenas; e de bronze em Pequim. Ela nasceu prematura com 6 meses e meio e perdeu a visão pouco depois, por causa do excesso de oxigênio na incubadora, que queimou sua retina, problema chamado de fibroplasia. O olho direito foi totalmente comprometido e o esquerdo reconhece alguma luminosidade. Mas não a impediu de ser uma pessoa extremamente ativa. 

 

Advertisement

 

“Também gosto de pedalar. Sentia falta de guias. Estou na equipe K2B desde agosto de 2017. É bem bacana ter a oportunidade de pedalar”, revela Fabiana. 

 

Advertisement

 

Mauro Sergio Villani é montador e também voluntário na equipe. No passeio noturno, ele foi o guia da Fabiana. “É muito prazeroso e gostoso. É uma alegria proporcionar esse passeio para um deficiente visual”. 

 

Advertisement

 

O responsável pelo grupo voluntário em prol das pessoas com deficiência visual é Almir Martelli. Ele resume o sentido do trabalho. “É emocionante! Uma inclusão social”. 

 

Advertisement

 

A bicicletada foi realizada pelo Coletivo de Ciclistas de Campinas (COCICAM); e contou com o apoio da Secretaria de Transportes (Setransp), da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), e da associação Ciclo Ativo. O passeio fez parte das atividades desenvolvidas dentro da 21º Semana Municipal do Trânsito (Semutran). 

 

Advertisement

 

Lucas Guimarães Felipe é analista de sistemas, membro do COCICAM e também participa do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). Ele esclarece os motivos da organização da bicicletada. “É superimportante para dar visibilidade para o uso da bicicleta e para a segurança dos ciclistas. Dar visibilidade ao nosso direito de cidadão, de utilizar as vias públicas com segurança”. 

 

Advertisement

 

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, acompanhou a abertura da bicicletada festiva, e enalteceu o evento. “É uma grande alegria ver duas coisas. Primeiro, a valorização da bicicleta, num evento como esse. E a outra, que as pessoas podem não perceber diretamente, é ver o Centro, que em geral é morto à noite, com a vitalidade dessas pessoas. Isso é cidade saudável. Uma cidade onde as ruas acolhem os ciclistas; e quando o Centro, depois do horário comercial, está ocupado pelas pessoas”. 

 

Advertisement

 

A bicicletada teve início e chegada no Largo do Rosário. Os 300 ciclistas seguiram pelas vias Francisco Glicério, Conceição, Centro de Convivência, Benjamim Constant, com parada em frente ao Paço Municipal para sessão de fotos, e Francisco Glicério. O passeio terminou por volta das 21h15. Cerca de dez agentes da Mobilidade Urbana operacionalizaram o trânsito, com apoio da equipe da Educação. 

 

Advertisement

 

Semutran 2021 

 

Advertisement

 

A 21ª Semana Municipal do Trânsito começou no dia 21 de setembro. A programação segue até o dia 1º de outubro. 

 

Advertisement

 

A programação e mais informações podem ser conferidas no endereço eletrônico www.emdec.com.br/semutran2021. 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare