O cinema e a música estarão reunidos em uma programação gratuita no Centro de Ciências, Letras e Artes, (CCLA) no dia 15 de outubro, quinta-feira, a partir das 19h30. O espaço recebe o cinedebate do curta-metragem de ficção “Memória-Veneno”, dirigido e roteirizado por Marta Fontenele, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
A programação começa no Auditório Engenheiro Mario Ziggiatti, com recital de canto e piano, seguido da exibição do filme e de um debate com o público.
A proposta é integrar diferentes linguagens artísticas em uma mesma experiência. “Mixar linguagens e reunir artistas é tão bom. É um exercício para que o público possa sentir a expressão artística com toda a fruição de múltiplas linguagens. Quem ama cinema, ama música e podemos partilhar essas experiências mais vezes”, afirma Marta Fontenele.
Antes da sessão de cinema, a soprano Tina Hayashida e o pianista Carlos Wiik, ambos artistas de Campinas, apresentam três obras do repertório musical brasileiro: “Canção da guitarra”, de Marcelo Tupinambá; “Uirapuru”, de Waldemar Henrique; e “Quem sabe?”, de Carlos Gomes.
Na sequência, o público poderá assistir ao curta-metragem, com duração de 30 minutos, e participar do debate sobre a obra. A atividade tem entrada gratuita, limitada à capacidade do auditório, que comporta 200 pessoas.
Memórias que retornam
Lançado em 2026, “Memória-Veneno” acompanha Sued, personagem interpretada por Stella Vilela, mulher que passa a enfrentar uma rotina marcada por pesadelos e lembranças que interferem na vida cotidiana.
A personagem tenta lidar com as memórias por meio de fotografias do passado e de atividades dentro de casa. À noite, porém, os pesadelos retornam. O conflito se intensifica até que Sued decide enfrentar as ruínas das próprias lembranças e revisitar lugares simbólicos que evitou durante anos.
O filme utiliza poucos diálogos e pausas prolongadas para construir uma atmosfera intimista. A trilha sonora é assinada por Gustavo Kudo. A montagem é de Carolina Engler, e Renato Munhoz é responsável pela criação de takes com imagens sintéticas.
As filmagens foram feitas em locais de valor histórico e afetivo de Campinas, como as ruas da Vila Industrial e o casarão da Fazenda Jambeiro. Os espaços ajudam a construir a relação entre passado e presente e funcionam como uma espécie de extensão do estado interior da personagem.
Circuito de exibições
A sessão no CCLA integra uma agenda de exibições públicas e gratuitas do curta em Campinas. “Memória-Veneno” foi apresentado na 2ª Mostra de Cinema da Adunicamp, em 31 de agosto, e na Sala Glauber Rocha do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas), em 8 de setembro.
O filme foi realizado com recursos do Fundo de Cultura e Investimento Cultural (FICC) Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Serviço – Cinedebate do filme “Memória-Veneno”
Data: 15 de outubro, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: CCLA – Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas
Programação:
19h30 – Recital de canto e piano com Tina Hayashida e Carlos Wiik
19h50 – Exibição de “Memória-Veneno”, seguida de debate
Entrada gratuita, limitada à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 12 anos
