A Semana da Música de Campinas será aberta no próximo sábado, 22 de agosto, com um encontro especial entre a Orquestra Sinfônica de Campinas e o cantor e compositor João Bosco. O concerto “Brasil Musical” será às 19h, no Teatro de Arena Teresa Aguiar, no Centro de Convivência Cultural, com entrada gratuita.
A apresentação marca o início da primeira edição da Semana da Música, iniciativa que segue até 30 de agosto com shows, concertos, oficinas, atividades de formação e outras ações em diferentes espaços da cidade. A programação celebra a força da produção musical de Campinas, valoriza artistas e profissionais do setor e amplia o acesso da população a atividades culturais.
Programa destaca compositores brasileiros
Sob regência do maestro Evandro Matté, a Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta, na primeira parte do concerto, obras de importantes compositores brasileiros. O programa inclui “Batuque”, de Alberto Nepomuceno, integrante da “Suíte Brasileira”; “Dança Brasileira”, de Mozart Camargo Guarnieri; e “Só Sambas”, de Cyro Pereira.
Canções de João Bosco e parcerias musicais
Na sequência, João Bosco sobe ao palco acompanhado pela Orquestra para interpretar canções que marcaram sua trajetória na música brasileira. O repertório reúne parcerias com alguns dos principais nomes da música e da literatura do país. Entre as obras selecionadas estão “Incompatibilidade de Gênios”, “Bala com Bala”, “Corsário” e “O Bêbado e a Equilibrista”, parcerias de João Bosco e Aldir Blanc.
O público também poderá ouvir “Odilê Odilá”, composta com Martinho da Vila; “Sinhá”, parceria com Chico Buarque; “Memória da Pele”, com Waly Salomão; “Quando o Amor Acontece”, com Abel Silva; e “Papel Machê”, com Capinam.
O programa traz ainda “Jade”, composição de João Bosco. As canções apresentadas pelo artista ganharão arranjos de Jether Garotti para a formação orquestral.
Semana da Música
A apresentação é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, com correalização da Tagima, fabricante de instrumentos musicais. A parceria integra a programação da Semana da Música, que reúne coletivos independentes, entidades, produtores culturais e outros agentes do setor.
Além do concerto de abertura, a programação da Semana da Música inclui atividades em diversos espaços da cidade até o dia 30 de agosto. Entre os destaques está o TDT Music & Expo 2026, realizado de 26 a 30 de agosto, no Royal Palm Hall, além de shows, apresentações e ações voltadas à formação e à diversidade da produção musical.
A programação completa da Semana da Música pode ser consultada no site oficial: campinas.sp.gov.br/semanadamusica
Serviço – Brasil Musical | João Bosco e Orquestra Sinfônica de Campinas
Data: 22 de agosto, sábado
Horário: 19h
Local: Teatro de Arena Teresa Aguiar, no Centro de Convivência Cultural
Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí
Regência: Evandro Matté
Solista: João Bosco
Arranjos: Jether Garotti
Entrada gratuita
Informações e programação completa: campinas.sp.gov.br/semanadamusica








