O Dia D de Multivacinação em Campinas acontece neste sábado, dia 22, em diferentes pontos estratégicos e de maior circulação de pessoas na cidade. A meta da estratégia é colocar em dia a caderneta de vacinação de crianças e jovens de 6 meses a 14 anos de idade. Porém, pessoas de todas as idades podem aproveitar o Dia D para se vacinar. Confira a programação: https://campinas.sp.gov.br/sites/vacina/dia-d

A ação integra a campanha que está em andamento, até 1º de setembro, e ganha força diante dos alertas de circulação do sarampo no Estado de São Paulo e a inclusão de uma nova dose da vacina contra a poliomielite.

Para se vacinar, basta levar um documento com foto e a caderneta de vacinação (se tiver). Não é preciso agendar.

Atenção ao sarampo

O Estado de São Paulo registra 23 casos de sarampo neste ano, até o dia 13 de agosto. Campinas não tem casos desde 2021, mas mantém o alerta. A Secretaria de Saúde identificou 11.837 crianças de até 4 anos com doses pendentes e está entrando em contato com as famílias.

Em Campinas, devem tomar a vacina as pessoas de até 59 anos que não têm o esquema completo. Quem não tem certeza se tomou ou não tem como comprovar a imunização deve procurar um centro de saúde para orientação.

“A atualização da situação vacinal é estratégica para reduzir o risco de reintrodução e circulação de doenças como o sarampo”, afirma a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.

Nova dose contra a pólio

O calendário de rotina passou a incluir uma segunda dose de reforço da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) desde o início de agosto, aplicada aos 4 anos, para ampliar a proteção. Crianças de 5 e 6 anos que ainda não completaram o esquema também podem se atualizar, de forma temporária.

A poliomielite pode causar paralisia e não tem tratamento — a vacina é a única forma de prevenção. O Brasil não registra casos desde 1989.

“A segunda dose de reforço prolonga a proteção das crianças e ajuda a manter a pólio erradicada no Brasil. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação em dia”, afirma Chaúla.

Serviço 

A campanha de multivacinação segue até 1º de setembro. Endereços e horários das salas de vacina estão no site https://campinas.sp.gov.br/sites/vacina