• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Emdec lança parceria para ensinar pessoas de todas as idades a pedalar

Agnelo familia by Agnelo familia
agosto 15, 2026
in Noticias
0

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou, na manhã deste sábado, 15 de agosto, uma parceria com a Escola Bike Anjo (EBA). O grupo de voluntários vai ensinar adultos e crianças a andar de bicicleta. A ação ocorreu no espaço da Minicidade da Emdec, na sede da empresa, e reuniu alunos interessados em se divertir e se deslocar usando bicicletas.

Além de ensinar na prática, a ideia foi orientar o público a utilizar as “bikes” de forma mais segura e incentivar o ciclismo urbano. A atividade faz parte da Jornada da Mobilidade Ativa, que reuniu uma programação com uma série de ações com foco em pedestres e ciclistas. Ao longo da manhã, cerca de 20 pessoas participaram da atividade. Durante a ação, os participantes receberam orientações práticas e, ao final, um certificado de participação. Também foram orientados de que o uso do capacete, apesar de não obrigatório, é altamente recomendado.

Entre o grupo desta primeira edição da EBA na Emdec estava Terezinha Rodrigues Nogueira. A aposentada, de 67 anos, aprendeu a pedalar aos 60 anos, mas depois de um trauma ao presenciar o roubo de uma bicicleta há dois anos, não conseguiu mais voltar a pedalar. Neste sábado, com a ajuda dos voluntários, reaprendeu a atividade. “De tudo o que já fiz na vida, a única coisa que sinto falta é da bike. Ela me traz energia, me faz me sentir feliz. Hoje vim aqui para voltar a ter confiança”. E ela conseguiu. Ao completar a primeira volta no circuito da Minicidade do Trânsito, comemorou emocionada. “Estou muito feliz! Realizada e com um sentimento de liberdade. A bike me faz bem pra cabeça.”

A psicóloga Larissa Villela Canoas, de 29 anos, conta que tinha vergonha de não conseguir tirar as rodinhas da bike quando era criança e por isso abandonou a atividade. Hoje, mesmo ainda com receio, sente que iniciou uma nova história. “Estou feliz, acho que peguei confiança e agora vou começar a andar pela cidade em grupos, primeiro. Acho que vai dar certo!”, afirmou.

Iniciativa tem objetivo de promover a mobilidade ativa e seus benefícios

A parceria entre a Emdec e a Bike Anjo Campinas, que começou neste sábado, vai fazer parte do calendário de ações da empresa. A gerente da Divisão de Educação para a Mobilidade Urbana da Emdec, Mariangela Pereira, conta que a ideia é estimular a mobilidade ativa. “Ensinar, além das regras de circulação e espaços adequados, também as habilidades para as pessoas, é uma forma de estimular que elas comecem a usar a bicicleta. O pessoal da Bike Anjo ensina como utilizar a bicicleta não só como opção de lazer, mas também como meio de transporte e preparam pra isso de uma forma adequada.”

O voluntário da EBA, Glauco Azevedo, conta que a iniciativa surgiu em São Paulo e se espalhou por outros países. “A filosofia é muito simples. Quanto mais gente estiver pedalando, melhor fica o trânsito nas cidades. E quem vem aqui pra ensinar é voluntário. Faz parte da nossa filosofia ajudar na melhoria da qualidade de vida.”

A próxima oficina de bike está agendada para 27 de setembro.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: emdecensinarlançaparceriapessoas
Previous Post

Camp Crew seleciona 20 artistas urbanos para grafitar espaços públicos em agosto e setembro

Next Post

Unimed Campinas utiliza cartilha da Prefeitura em ações de conscientização sobre violência contra a mulher

Next Post

Unimed Campinas utiliza cartilha da Prefeitura em ações de conscientização sobre violência contra a mulher

Deixe um comentário Cancelar resposta

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d