Educação avança com debates em escolas sobre igualdade de gênero a partir de agosto
A Secretaria de Educação de Campinas marcou para 13 de agosto o início dos debates do segundo semestre letivo, em escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), sobre igualdade de gênero. A estratégia faz parte das medidas lançadas pela Prefeitura, neste ano, com o objetivo de contribuir para a redução dos feminicídios e reforçar as políticas que garantam proteção, acolhimento e reconstrução da autonomia de mulheres vítimas da violência.
No primeiro semestre, 3,4 mil alunos foram beneficiados com as atividades. Deste total, 900 são estudantes do 8º ano, de 15 escolas, que participaram diretamente dos encontros.
Além disso, 2,5 mil matriculados no 6º, 7º e 9º ano nas unidades que receberam as formações também foram contemplados com o compartilhamento de informações pelos grupos. A iniciativa também deve gerar impactos positivos nas famílias e comunidades.
As formações começaram em março e são conduzidas pelo programa Bem-Me-Quero. Elas ocorrem por meio de parceria da Educação com as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Desenvolvimento e Assistência Social.
Próximas agendas
Após contemplar as regiões Norte, Leste e Noroeste, o projeto avança pela área Sudoeste.
- Emef Padre Melico Cândido Barbosa
- 13/08 (quinta-feira), das 14h às 15h30
- Endereço: rua Manoel Gomes Ferreira, 127, Parque Tropical
- Emef Carmelina de Castro Rinco
- 19/08 (quarta-feira), das 9h às 10h40
- Endereço: rua Igaci, 80, Jardim Cristina
- Emef Virgínia Mendes Antunes de Vasconcellos
- 20/08 (quinta-feira), das 14h às 15h30
- Endereço: rua Armando dos Santos, 255, Jardim Maria Rosa
- Emef Correa de Mello
- 26/08 (quarta-feira), das 9h às 10h40
- Endereço: avenida Coaciara, 600, Parque Dom Pedro II
- Emef/EJA Professor André Tosello
- 27/08 (quinta-feira), das 14h às 15h30
- Endereço: rua Itapura, 446, Jardim Aeroporto
As escolas que receberam as ações do primeiro semestre foram: Padre Domingos Zatti, Dr. João Alves dos Santos, Professor Vicente Rao, Dulce Bento Nascimento, Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, Edson Luís Lima Souto, Leonor Savi Chaib, Maria Luiza Pompeo de Camargo, Raul Pila, Floriano Peixoto, Angela Cury Zakia, Clotilde Barraquet von Zuben, Edson Luís Chaves, Padre Leão Vallerié e Sylvia Simões Magro.
Mais ações
O enfrentamento à violência contra as mulheres é um dos compromissos da Educação de Campinas. Além de reforçar o plano pedagógico de 2026 com ações inovadoras sobre o tema, a secretaria está participando do projeto interinstitucional Vozes pela Igualdade de Gênero. O concurso musical é direcionado aos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal, e destaca os 20 anos da Lei Maria da Penha com o tema “Se a dor é singular, a voz é coletiva”.
A iniciativa é promovida de forma conjunta entre Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Prefeitura, Fundação Educar, PUC-Campinas e Secretaria Estadual de Educação. As principais orientações sobre o concurso estão em https://campinas.sp.gov.br/noticias/vozes-pela-igualdade-de-genero-o-que-os-alunos-devem-saber-para-participar-do-concurso-musical-143736.
