• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Campinas participa de fórum brasileiro sobre IA e computação de alto desempenho

Agnelo familia by Agnelo familia
maio 12, 2026
in Noticias
0
A Prefeitura de Campinas, representada pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, participou nesta segunda-feira, 11 de maio, da abertura do Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho (AI & HPC), realizado no Instituto Eldorado, em Campinas.
 
O evento, que segue até o dia 14 de maio, reúne representantes do governo federal, centros de pesquisa, universidades, indústria e especialistas nacionais e internacionais para discutir desafios e oportunidades ligados à inteligência artificial e à computação avançada no Brasil.
 
Durante a abertura, Flosi destacou a possibilidade de Campinas receber o novo datacenter de Computação de Alto Desempenho do país, previsto no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Estimado em R$ 1,8 bilhão, o equipamento poderá colocar o Brasil entre os cinco países com maior capacidade computacional até 2028.
 
“Campinas possui um ecossistema consolidado, com universidades, centros de pesquisa, empresas de tecnologia, conectividade e infraestrutura capazes de apoiar projetos de alta complexidade. O fato de a cidade ser apontada pelo Governo Federal como uma das principais candidatas para receber essa estrutura reforça o protagonismo do município em inovação, desenvolvimento tecnológico e geração de conhecimento”, afirmou.
 
A programação de abertura contou a presença do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital (DECTI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Hugo Valadares; do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Wilton Mota; do CEO do Instituto Eldorado, José Bertuzzo, além de outras autoridades e representantes de instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação.
 
Ecossistema fortalecido
 
Conforme divulgado pelo Governo Federal, entre os fatores que fortalecem a candidatura de Campinas estão a concentração de centros de pesquisa, universidades, conectividade tecnológica, infraestrutura logística e a presença do CTI Renato Archer, apontado como possível local para instalação do equipamento.
 
Além da estrutura física e técnica disponível, o município também reúne instituições de pesquisa, empresas de tecnologia e profissionais especializados, características consideradas estratégicas para operações ligadas à computação avançada e inteligência artificial.
 
Sobre o Fórum
 
O Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho (AI & HPC) propõe discussões sobre infraestrutura crítica para inteligência artificial, computação exascale (processamento de grande quantidade de dados em velocidade ultrarrápida), financiamento à inovação, segurança tecnológica e aplicações avançadas de IA em setores estratégicos, como indústria, saúde, logística, energia e agronegócio.
 
A iniciativa é realizada pelo Instituto Eldorado em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e outras instituições parceiras. O evento está alinhado às diretrizes do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e às discussões nacionais sobre autonomia tecnológica e competitividade industrial.
 
Serviço
 
Fórum Brasil AI & Computação de Alto Desempenho: Impulsionando a descoberta científica e a inovação no Brasil
 
  • Data: 11 a 14 de maio de 2026
  • Local: Instituto Eldorado
  • Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/forum-brasileiro-de-ia-e-computacao-de-alto-desempenho/3383852

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Rede Mário Gatti investe em qualificação para ampliar eficiência nas contratações

Next Post

Projeto Terror em Cena promove Oficina de Dança Contemporânea “Linhas de Fuga” neste sábado

Next Post

Projeto Terror em Cena promove Oficina de Dança Contemporânea “Linhas de Fuga” neste sábado

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d