Pavimentação avança em Campinas e Prefeitura prepara ações de 2026

A Prefeitura de Campinas concluiu, de 2021 a 2025, um conjunto de obras de pavimentação que alcançou mais de 20 bairros, além de núcleos residenciais, totalizando a implementação de 206 quilômetros de asfalto e 316 quilômetros de redes de drenagem. As ações, distribuídas entre as secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos, marcam a finalização de serviços em diversas regiões. 

Para o ano de 2026, diversas obras já estão na programação, como a ordem de serviço para recapeamento da avenida Suaçuna, ainda neste primeiro semestre. Também há obras de pavimentação em aprovação com a Caixa Econômica Federal como as da avenida Nelson Ferreira de Souza e do itinerário de ônibus do Bairro Chácaras Aeroporto. O recapeamento da rua Faustino Von Zuben também está incluída no planejamento com recursos de convênio.

O caso do Jardim Lisa 2 ilustra o impacto direto dessas intervenções, onde uma obra contratada para 2026 foi entregue com antecipação de cinco meses, alterando a rotina de moradores após quase 40 anos de espera e mobilização. 

Infraestrutura 

Somente em 2025, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, levou asfalto a 11 bairros. Foram pavimentados 82.824,00 m² (12,52 km) de vias e implantadas 17.031,48 m (17 km) de redes de drenagem. A Administração Municipal concluiu a pavimentação nos seguintes bairros: Jossiara, Filadélfia, Aero Aeroporto, Jardim Itaguaçu, Solar de Campinas, Campo Belo 1, Campo Belo 2, Campo Belo 3, Jardim Sulamérica, Jardim Lisa e Parque Família. As ações fazem parte do Programa Meu Bairro Bem Melhor 2.

Serviços Públicos 

Pela Secretaria de Serviços Públicos, também foram feitas pavimentações de outros 4 km nos Núcleos 28 de Fevereiro e Chácaras Cruzeiro do Sul. 

“Em 2025, continuamos a entregar obras que têm um significado social profundo, como vemos no Jardim Lisa 2. A antecipação do prazo de finalização da pavimentação nesse bairro é um exemplo do compromisso da gestão e do resultado do diálogo com a comunidade, que apontou suas prioridades. Além disso, é importante destacar a fiscalização do cumprimento de padrões técnicos rigorosos, trazendo para a população uma obra que tem garantia de qualidade e durabilidade”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.