Novas integrantes do Conselho da Mulher tomam posse para o mandato 2026-2029

As novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tomaram posse nesta terça-feira, 20 de janeiro, na Sala Azul da Prefeitura de Campinas. São 27 conselheiras, sendo 19 da sociedade civil e oito do poder público, empossadas para o mandato 2026-2029. Dessas, oito se elegeram pela primeira vez.
 

O Conselho tem um papel estratégico na construção e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres em Campinas. O órgão atua como espaço de participação social e diálogo entre a sociedade civil e o poder público. 

 

Na cerimônia, o prefeito Dário Saadi reafirmou o compromisso da Administração Municipal com o tema e destacou a importância do papel do Conselho Municipal. “As conselheiras terão uma atuação fundamental para trazer contribuições e sugestões de políticas públicas que possam reduzir os casos de femicidios e de violência contra a mulher que muito nos envergonham”, destacou.

 

O prefeito também adiantou que a Prefeitura, por meio de articulação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, prepara ações voltadas à formação e conscientização dos homens e para atuar nas causas da violência contra as mulheres. “Vocês assumem a função de conselheiras em um momento em que os casos aumentam e junto com vocês o poder público vai agir o máximo possível para inverter essa realidade”, disse dirigindo-se às novas representantes. 

 

“O Conselho contribui para a formulação, o acompanhamento e a avaliação de ações que promovem a igualdade de direitos, o enfrentamento à violência de gênero e a ampliação do acesso das mulheres a serviços e oportunidades, especialmente nesse momento em que a escalada da violência está tão presente”, afirmou a secretária de Políticas para as Mulheres de Campinas, Alessandra Herrmann. 

 

Representantes da Sociedade Civil 

Conselheiras eleitas pela primeira vez:
 
    • Raquel Tamássia Marques,

    • Márcia Aparecida Ferreira;

    • Leonor Elisângela Oliveira;

    • Mônica Aparecida Gaspar dos Santos;

    • Paula Regina Coeli Barbosa;

    • Ana Paula da Silva Bengevenga;

    • Haidi Jarschel;

    • Lígia Maria Rocha dos Santos.

 
As outras representantes, eleitas para mais um mandato, são:

    • Stella Cristina de Godoi;

    • Camilla Marcondes Massaro;

    • Domingas Aparecida Cardoso de S. Cunha;

    • Rosana Gazzolla Fávaro;

    • Juliana dos Santos Corbett;
       
    • Silvana de Souza Pereira da Silva;

    • Marineide Agnelo de Oliveira;

    • Rute Alves Ferreira;

    • Sônia Hipólita de Souza Sawazaki;

    • Adriana Aparecida Santos de Oliveira;

     • Cleudiran Sales Dias.
 

Representantes do Poder Público (Secretarias Municipais)

Cultura e Turismo: Alexia Serrano Lucchiari;

Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública: Elaine Cristina Borin da Silva;

Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação: Edenir Bertelli;

Desenvolvimento e Assistência Social: Maria da Guia Moura Nobrega; 

Educação: Margarida Montejano da Silva;

Habitação: Rosangela Aparecida Lopes da Silva;

Trabalho e Renda: Isabel Cristina Rodrigues da Silva;

Saúde: Miriam Siesler Nobrega.

 

No Diário Oficial desta terça-feira, 20 de janeiro, é possível consultar os nomes, segmentos e entidades representadas pelas conselheiras da sociedade civil. O documento também traz a lista das suplentes. 

        
Sobre a eleição

A eleição aconteceu no dia 13 de dezembro, teve a participação de 521 votantes e escolheu 19 novas representantes, dentre elas oito foram eleitas pela primeira vez.

As eleitas representam diversas entidades, como universidades, sindicatos, a OAB, coletivos femininos, além de associações e o poder público. 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campinas foi criado em 1992 e tem como missão a criação, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres.