A Companhia de Ballet do Instituto Arnea, instituição que desde 2009 ensina gratuitamente balé a centenas de crianças em bairros de Campinas, realiza a partir desta semana novas apresentações do espetáculo “O Corsário, pelas Terras do Oriente” em escolas públicas da cidade. As atividades fazem parte do Arnea em Movimento, um projeto de difusão cultural e educativa voltado a alunos da rede estadual.

 

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O Arnea em Movimento foi aprovado no edital de chamamento público 007/2024, na seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (LEI Nº 14.399/2022).

 

Os espetáculos são gratuitos e destinados exclusivamente aos alunos das escolas.

 

Inspirado no clássico balé “O Corsário”, o espetáculo “O Corsário, pelas Terras do Oriente” mistura tradição e inovação, com trechos do repertório clássico e novas coreografias inspiradas na cultura e nas paisagens do Oriente Médio. Nesta remontagem inédita, a Cia traz ao palco “Le Jardim Animé”, um dos trechos mais icônicos do terceiro ato do ballet de repertório.

 

A companhia é formada por dez bailarinas profissionais, incluindo três professoras do Arnea, uma ex-aluna e demais integrantes selecionadas pela coreógrafa Júlia Martins, que também assina a direção artística do grupo.

 

Além das apresentações, a Cia de Ballet promove diálogos educativos com os alunos, incentivando reflexões sobre a história do balé clássico, a importância da cultura e os valores de disciplina e dedicação, essenciais tanto na dança quanto nos estudos e na vida profissional. As escolas recebem ainda material didático de apoio para trabalhar os temas antes e depois das apresentações.

 

Segundo Ney Hamilton de Oliveira, diretor do Instituto Arnea, a iniciativa busca ir além do entretenimento: “Queremos que os alunos não apenas assistam à beleza da dança, mas compreendam o valor cultural da arte e a dedicação envolvida em cada apresentação.”

 

Programação:

 

14 de outubro – EE Profa. Castinauta de Barros Mello e Albuquerque, R. Orlando de Oliveira, 700, Jd. Campineiro.

  • 20h – Arnea em Movimento – O Corsário

 

11 de novembro – EE Bernardo Caro, Rua do Hipismo, Vila Olímpia

  • 10h30 – Arnea em Movimento – O Corsário

  • 13h – Arnea em Movimento – O Corsário