O Centro POP Sares II promoveu nesta sexta-feira, 17 de outubro, uma dinâmica com cerca de 20 usuárias e usuários para tratar de Prevenção e Autocuidado, Sentimentos e Vivências e Mitos e Verdades. A equipe conduziu escuta ativa, registrou momentos de riso e partilha de experiências e encerrou a atividade com a tradicional foto coletiva vestindo rosa, em apoio ao Outubro Rosa.

 

A equipe reuniu homens e mulheres em roda de conversa. Os participantes levantaram temas ligados ao cuidado com a saúde no dia a dia e à importância da informação correta. A proposta reforça o papel do Centro POP como espaço de acolhimento, orientação e fortalecimento de vínculos. “É maravilhoso quando cada pessoa transforma a própria história em aprendizagem para o grupo, com respeito e coragem”, disse Vandecleya Moro. 

 

Uma usuária do serviço que participou da atividade disse: “Tenho muito a agradecer ao Centro POP aqui de Campinas, que fez um trabalho incrível hoje, falando sobre câncer de mama e prevenção. Eles tiveram cuidado de fazer um convite com o meu nome escrito e isso me tocou muito. Acredito que isso faz muita diferença na vida das pessoas que estão em situação de rua, como eu. Obrigada pelo apoio que vocês estão me dando aqui”.

 

Os Centros POP Sares I e II constituem o principal eixo de atendimento especializado à população em situação de rua em Campinas. As unidades integram a Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS e oferecem acolhimento, escuta qualificada, articulação de rede e fortalecimento de vínculos. Em 2024, os atendimentos totalizaram 13.996, média de 1.166 por mês. Em 2025, até setembro, os atendimentos somam 10.460 e mantêm média praticamente idêntica, o que demonstra estabilidade e resposta contínua à demanda.

 

A equipe desenvolve atendimento individualizado com planos de acompanhamento, garante proteção e dignidade, com higiene, alimentação e documentos, e realiza ações de convivência e pertencimento, com atividades socioeducativas e culturais.

 

A mesa: cores, afeto e partilha

 

A equipe organizou a confraternização em uma mesa comunitária de toalha rosa-clara, montada no salão principal. A disposição apresentou, sobre a mesa, um bule térmico rosa com xícaras brancas que marcou o canto do café, ao lado de uma flor em vaso. O centro da mesa exibiu travessas com fatias de melancia, sanduíches, docinhos e balas, que compuseram um percurso simples e generoso. O painel ao fundo, decorado com moldura colorida e um círculo preto, exibiu a silhueta de uma mulher com vestido rosa, borboletas e o texto de Outubro Rosa, com os balões cor-de-rosa completando a ambientação. O conjunto transmitiu leveza e acolhimento e reforçou o sentido de cuidado compartilhado.

 

O grupo dos servidores e servidoras do Centro POP Sares II posou na escadaria da unidade com diferentes tons de rosa, camisetas, vestidos e acessórios, e simbolizou apoio à campanha de prevenção do câncer de mama e à promoção do autocuidado ao longo de todo o ano.

 

Os Centros POP Sares mantêm ações de convivência e educação em saúde que se alinham à sua missão, fortalecem vínculos, ampliam o acesso a direitos e reforçam a cidadania da população atendida. O trabalho constitui prática contínua que, segundo o próprio briefing institucional, faz dos POP Sares a “espinha dorsal” da política municipal voltada à população em situação de rua.

 

“A autoestima nasce do reconhecimento de valor e se fortalece quando cada pessoa participa de decisões sobre o próprio cuidado, com informação correta, apoio de rede e pequenas vitórias acompanhadas pela equipe”, afirmou Maria Aparecida Teixeira Régis, coordenadora do Centro POP Sares, a Cidinha.

 

Sobre os Centros POP

 

Os Centros POP são unidades públicas especializadas no atendimento à população em situação de rua. As equipes oferecem acolhida, higiene, guarda de pertences, emissão de documentos, alimentação, atividades socioeducativas, inserção no mercado de trabalho e encaminhamento à rede de proteção social. As unidades integram a Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.

 

Unidades em Campinas

  • Centro POP Sares, Unidade I
    Rua Regente Feijó, nº 824, Centro
    (19) 3231-4155 / 3236-4059

  • Centro POP Sares, Unidade II
    Rua José Paulino, nº 603, Centro
    (19) 3235-2281 / 3235-1918