Ceamo encerra atividades de 2025 com confraternização e ações de fortalecimento feminino

O Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo) encerrou as atividades de 2025 nesta terça-feira, 16 de dezembro, com uma confraternização que reuniu cerca de 40 usuárias do serviço. A programação contou com aula de yoga, café de integração e roda de conversa sobre a temática da violência contra a mulher.

 

A aula de yoga, com duração de 40 minutos, ministrada pela professora Alethea Patrícia Cortês, marcou a abertura da atividade. Em seguida, houve um café patrocinado pela Funcamp, empresa integrante do programa Selo Empresa Amiga da Mulher. O encerramento ocorreu com uma roda de conversa conduzida pela comunicadora Adriana Chebabi, a partir de um livro que aborda a violência contra a mulher e conta com depoimentos de diversas usuárias do Centro.

 

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Alessandra Herrmann, a confraternização marca o encerramento anual do grupo de fortalecimento feminino desenvolvido pelo serviço. “Todo ano, o Ceamo realiza esse momento para celebrar as conquistas das mulheres ao longo do período, que vão desde a ampliação do círculo social até o rompimento do ciclo da violência. O grupo é aberto e as mulheres podem ingressar a qualquer momento, esse encontro simboliza a trajetória de cada uma ao longo do ano”, destacou.

 

Atendimentos realizados

 

O Ceamo é um equipamento público municipal voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica de gênero. Levantamento realizado em outubro aponta a realização de 47 atendimentos psicossociais individuais e 81 atendimentos por meio do grupo de fortalecimento. Atualmente, o serviço conta com 220 usuárias ativas.

 

No acumulado de janeiro a outubro, o Ceamo registrou 441 atendimentos individuais e 815 atendimentos em grupo, reforçando o papel do serviço na rede de proteção e apoio às mulheres.