A Defesa Civil de Campinas divulgou, na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, o balanço final da Operação Estiagem 2025, que compreendeu o período de 1º de maio a 30 de setembro. O levantamento reúne dados sobre focos de incêndio, temperaturas máximas e mínimas, índices de umidade e ações de prevenção realizadas durante os meses mais secos do ano.
O principal objetivo da Operação é fortalecer as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação frente aos riscos típicos do período de estiagem. As atividades são coordenadas pelo Comitê Gestor da Operação Estiagem, formado por representantes de diversos órgãos municipais e entidades parceiras.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destaca que 2025 foi considerado atípico em relação ao ano passado. “Neste ano, tivemos uma situação diferenciada. O período seco foi mais curto do que o do ano passado, mas apresentou momentos de grande intensidade, especialmente nos meses de agosto e setembro, que concentraram os principais alertas e os menores índices de umidade relativa do ar”, destacou Furtado.
Ainda de acordo com o diretor, a redução nos focos de incêndio e o fortalecimento das ações preventivas refletem a importância do trabalho integrado entre os órgãos municipais e o engajamento da população nas medidas de prevenção.
Redução nos focos de incêndio
Durante os cinco meses de monitoramento, a Defesa Civil registrou 375 focos de incêndio por meio de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já o Corpo de Bombeiros contabilizou 707 ocorrências.
Os números representam redução significativa em relação a 2024, quando foram registrados 888 focos pela Defesa Civil e 945 pelo Corpo de Bombeiros.
Além do monitoramento, a Defesa Civil divulgou 74 mapas de risco de incêndio e publicou 13 boletins especiais sobre ondas de calor.
Variações de temperatura
Durante o período da Operação, foram expedidos 11 Boletins de Atenção e 1 Boletim de Alerta devido às altas temperaturas. O maior índice registrado foi de 35,5°C, no dia 30 de setembro.
Já em relação às baixas temperaturas, a Defesa Civil emitiu 53 boletins, sendo 43 de Atenção e 10 de Alerta, além de 18 boletins especiais de onda de frio. A menor temperatura do período foi registrada em 25 de junho, com 4,1°C.
Umidade Relativa do Ar
No acompanhamento da Umidade Relativa do Ar (URA), foram divulgados 45 boletins, sendo 41 de Atenção, 3 de Alerta e 1 de Emergência. O menor índice registrado durante o período de estiagem, 8,9%, ocorreu em 11 de setembro.
Prevenção
Como parte das ações de prevenção, foram realizadas 190 vistorias em áreas de mata e vegetação e 336 vistorias no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos.
A Defesa Civil também publicou 851 atualizações no portal Campinas Resiliente, incluindo alertas sobre dengue, previsões meteorológicas, dados de umidade, níveis dos rios, e informações sobre riscos de incêndio.
Dados do mesmo período do ano passado:
888 focos de incêndio detectados via satélite;
930 incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros;
45 boletins de Baixa Temperatura;
65 boletins de Alta Temperatura;
2 boletins Especiais de Onda de Frio;
10 boletins de Onda de Calor;
52 boletins de Atenção da URA;
26 boletins de Alerta da URA;
92 vistorias preventivas no entorno do Aeroporto de Viracopos.







