• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Congresso Freemind 2025 destaca desafios para combater dependência digital e química

Agnelo familia by Agnelo familia
dezembro 2, 2025
in Noticias
0

A Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas de Campinas, representada pela coordenadora Marilda Martins, participou do 10º Congresso Internacional Freemind, entre 16 e 19 de novembro de 2025, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O encontro teve como tema “Dependências Químicas e Vícios Comportamentais: no Brasil, as ações de prevenção, tratamento e recuperação são efetivas? E agora?”. Marilda atuou como palestrante e congressista em painéis alinhados às demandas do serviço municipal.

 

Segundo o relatório encaminhado pela Coordenadoria, a presença no congresso buscou atualização técnica e intercâmbio de boas práticas para qualificar a oferta local de prevenção, tratamento e reinserção social. A participação abriu espaço para trocas com especialistas e instituições, com foco em abordagens consideradas mais modernas nessas frentes.

 

Um dos eixos de maior destaque foi a dependência digital, especialmente o “vício em telas”, e os jogos de azar. Os debates apontaram que comunidades terapêuticas vêm enfrentando um crescimento da demanda por esse tipo de atendimento, e a necessidade de incorporar estratégias específicas de prevenção, orientação e manejo clínico. Foram discutidos sinais de alerta, formas de intervenção, terapias consideradas eficazes e ações preventivas envolvendo família, escola e sociedade, com exemplos do Brasil e do exterior.

 

O documento também registra aumento na procura por tratamento de dependência digital junto à Coordenadoria, com encaminhamentos pelo Programa Recomeço. Comunidades terapêuticas relataram dificuldades na adesão e continuidade do cuidado, sobretudo por crises de abstinência no início do processo, o que exige protocolos de acolhimento e suporte intensivo.

 

A partir do retorno do evento, a Coordenadoria pretende aplicar os aprendizados para fortalecer a rede local e aprimorar fluxos de atendimento, com atenção às demandas emergentes ligadas aos comportamentos aditivos.

 

“Estamos atentos às novas formas de dependência que afetam especialmente crianças, adolescentes e jovens. A troca de experiências e o acesso a estratégias eficazes são fundamentais para fortalecer a rede de cuidado e garantir respostas mais rápidas, acolhedoras e eficazes”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Compras natalinas: Emdec reforçará frota em seis terminais

Next Post

Campinas recebe 12ª edição do Hip-Hop Festival com Mano Brown e Tasha & Tracie

Next Post

Campinas recebe 12ª edição do Hip-Hop Festival com Mano Brown e Tasha & Tracie

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d