• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Campinas avança nos preparativos para Operação Chuvas de Verão 2025-2026

Agnelo familia by Agnelo familia
novembro 8, 2025
in Noticias
0

A Operação Chuvas de Verão 2025-2026 começa oficialmente no dia 1º de dezembro, mas as ações preventivas já tiveram início em Campinas. Entre as iniciativas, estão os preparativos para enfrentar ocorrências do período chuvoso em regiões como o Distrito de Sousas, historicamente impactado por alagamentos. Limpeza de galerias de água e bocas de lobo, ações comunitárias com populações moradoras de áreas sujeitas a alagamentos, além de vistorias e implementação de mecanismos de proteção estão entre as ações.

 

Na última sexta-feira, 7 de novembro, as iniciativas foram discutidas em reunião promovida pela Defesa Civil de Campinas, no distrito. O encontro contou com a participação de representantes da subprefeitura, ligada à Secretaria de Serviços Públicos, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMDS).

 

Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, os avanços importantes ocorridos na região de Sousas vão ao encontro da necessidade de proteger a população do distrito. Ele também falou sobre os próximos passos. “Vamos mapear as áreas que serão utilizadas em caso de emergência e realizar um apronto operacional no distrito para testar a logística de atendimento”, afirmou Furtado.

 

Medidas preventivas em andamento:

 

Entre as ações já concluídas na região de Sousas estão:

 

  • Instalação de quatro novas defensas metálicas (guarda-corpo) na Avenida Mário Garnero, que margeia o Rio Atibaia;

 

  • Colocação de uma régua comunitária para monitoramento de enchentes na Rua Treze de Maio, próximo à Subprefeitura.

 

Atendimento às famílias

 

Para reduzir riscos e impactos de cheias e alagamentos, um protocolo integrado de monitoramento e atendimento foi desenvolvido pela SMDS e pela Defesa Civil. A medida organiza alertas por nível de risco, padroniza o atendimento às famílias e acelera o acionamento das equipes no território.

 

O protocolo consolida aprendizados da Operação Chuvas de Verão (dez/2024–abr/2025), quando equipes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Defesa Civil atuaram de forma coordenada em todo o município. 

 

Entre os aprimoramentos, está o sistema digital de registro de ocorrências, integrado à plataforma Requerimentos Campinas. As equipes também receberam 80 uniformes padronizados para identificação em campo.

 

 

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Emdec implanta nova linha 246, que começa a circular no Bela Aliança nesta segunda-feira (10/11)

Next Post

Exposição "Bonecas de Capulanas" chega Museu da Cidade de Campinas, no Lago do Café

Next Post

Exposição "Bonecas de Capulanas" chega Museu da Cidade de Campinas, no Lago do Café

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d