A Ceasa Campinas participou na última terça-feira, 4 de novembro, do lançamento do guia “Ceasa Desperdício Zero”, promovido pelo Pacto Contra a Fome que aconteceu no Teatro Sesi SP. O evento marcou a divulgação do material orientador desenvolvido com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de celebrar a premiação de pessoas da sociedade civil que atuam no combate à insegurança alimentar.
A iniciativa consolida um movimento nacional em torno da sustentabilidade e da segurança alimentar, incentivando centrais de abastecimento de todo o país a transformarem excedentes de alimentos em oportunidades de vida e dignidade.
Pioneirismo de quatro décadas
Em Campinas, as práticas descritas no guia já são realidade há 41 anos por meio do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), idealizado pelos permissionários da central e representados pela Assoceasa, com apoio institucional da Ceasa Campinas. A iniciativa é referência nacional em logística solidária e combate ao desperdício.
“O lançamento do guia ‘Ceasa Desperdício Zero’ reforça uma política que em Campinas já é viva, pulsante e coletiva. Trabalhamos todos os dias para transformar excedentes em nutrição, perdas em dignidade e o ato de doar em uma política pública de futuro”, destacou Maria Carolina Loureiro Becaro, gestora geral do ISA.
O modelo desenvolvido pelo instituto garante o aproveitamento integral dos alimentos: hortifrutis em boas condições são destinados a pessoas em vulnerabilidade social e entidades assistenciais; produtos impróprios para consumo humano viram ração animal; e sobras sem aproveitamento seguem para produção de fertilizante orgânico na Usina Verde.
“Nosso trabalho é transformar excedentes em nutrição, perdas em dignidade e o ato de doar em uma política pública de futuro”, completou Carolina Becaro.
Entre janeiro e julho deste ano, o ISA processou mais de 1.900 toneladas de alimentos, beneficiando 736.519 pessoas. Do total, 561,8 toneladas foram destinadas a pequenos pecuaristas e 18,6 toneladas para compostagem.
Banco Municipal de Alimentos amplia atuação
O Banco Municipal de Alimentos, convênio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social com a Ceasa Campinas, reforça as ações de combate ao desperdício por meio de alimentos não perecíveis. Até agosto deste ano, foram arrecadadas 208,17 toneladas de alimentos, distribuídas a entidades locais cadastradas.
“O Banco de Alimentos fortalece a rede de solidariedade da cidade, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a alimentos de qualidade”, afirmou Bruna de Angelis, gerente do Banco Municipal de Alimentos.
Compromisso nacional
Durante o evento, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que o Brasil saiu do mapa da fome, mas ainda há desafios à enfrentar. “Nós temos que ir à frente no sentido de alimentar adequadamente a população brasileira com alimento saudável, combatendo a insegurança alimentar leve, quando as pessoas por condições financeiras trocam alimentos saudáveis por ultraprocessados”, afirmou o ministro.
Liderança e futuro sustentável
Para Walquyria Majeveski, presidente da Ceasa Campinas, a participação no evento reforça o papel da central como protagonista em políticas de sustentabilidade. “Campinas mostra que segurança alimentar é um projeto de cidade, de sociedade e de humanidade. Seguiremos mobilizando esse movimento”, declarou.







