A Campanha Natal Solidário 2025 realiza o seu Dia D neste sábado, 8 de novembro, das 9h às 14h, no Paço Municipal, com coleta concentrada de alimentos não perecíveis. A mobilização tem como foco atender as cerca de 2,8 mil famílias beneficiadas pelo programa estadual Viva Leite, gerido no município pela Prefeitura de Campinas.

 

A escolha de associar a Campanha Natal Solidário ao programa Viva Leite tem um motivo central: promover segurança alimentar para famílias com bebês na primeira infância. O programa distribui, gratuitamente, leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D a crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Mensalmente, são destinados 41.535 litros de leite a essas 2,8 mil famílias. Em 2025, o programa já entregou 371 mil litros de leite aos beneficiários.

 

“O Dia D é mais do que um ponto no calendário das doações, é a expressão de uma cidade que compreende o imperativo da cidadania e da solidariedade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

Ao priorizar as famílias beneficiadas pelo Viva Leite na arrecadação, a campanha busca completar a cesta nutricional, com itens como arroz, feijão, óleo, leite em pó, macarrão, farinha, açúcar e enlatados em embalagens fechadas, sempre com validade longe do vencimento.

 

O Viva Leite exige contrapartidas simples: atualização do CadÚnico, renda per capita de até meio salário mínimo, vacinação das crianças em dia e presença nas atividades informativas. Para manter o benefício, não se pode faltar a mais de três retiradas do leite sem justificativa. Dúvidas podem ser tiradas pelo serviço 156.

 

A Campanha Natal Solidário segue ativa até 15 de dezembro, com 23 postos de coleta espalhados pela cidade – endereços no hotsite campinas.sp.gov.br/sites/natalsemfome/postos-de-arrecadacao. Quem não puder ir ao Paço no sábado, pode também doar nos pontos fixos ao longo de todo o período da campanha, que vai até 15 de dezembro.

 

A campanha conta com o apoio de veículos e instituições parceiras: EPTV, VTV/SBT, TV Bandeirantes, Rede Família, Grupo Thathi/Record, TV Câmara Campinas, Câmara Municipal de Campinas, Hora Campinas, Sampi, Educa TV, Educativa FM 101,9, Rádio Brasil Campinas, Transamérica Campinas, Correio Popular, Diário Campineiro, Eletrômidia, Ceasa Campinas, Sanasa e Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas). A campanha de 2024 arrecadou 30,6 toneladas. 

 

Com o Dia D, a Prefeitura espera um impulsionamento nas doações e reforça que gestos individuais, somados, garantem que crianças assistidas pelo Viva Leite tenham, além do leite, alimentos básicos à mesa neste Natal.

 

Serviço

Campanha Natal Solidário

Período: de 23 de outubro a 15 de dezembro
Dia D: 8 de novembro, sábado, das 9h às 14h, no Paço Municipal
Onde doar: 23 postos, endereços no hotsite campinas.sp.gov.br/sites/natalsemfome/postos-de-arrecadacao
O que doar: alimentos não perecíveis em embalagens fechadas; evitar itens próximos do vencimento