A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas) marcou presença nesta terça-feira, 4 de novembro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, no evento pré-COP “Cidades Verdes, Cidades Resilientes: A Infraestrutura Verde como Solução Urbana”, parte da programação do Summit Agenda SP+Verde. O encontro é promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo promover um amplo debate sobre desenvolvimento sustentável e economia verde.
A diretora do Departamento de Mitigação e Adaptação Climática da Seclimas, Marcela Pupin, representou Campinas no painel, ao lado de Rodrigo Ashiuchi, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, entre outros. O debate abordou os desafios e as oportunidades das cidades na adoção de modelos urbanos mais sustentáveis e resilientes frente à crise climática.
O evento discutiu como o avanço da urbanização e as mudanças climáticas exigem novas estratégias de planejamento, com a infraestrutura verde como uma das principais soluções. A proposta é transformar espaços urbanos em territórios mais sustentáveis, inclusivos e preparados para os desafios climáticos.
Durante sua fala, Marcela Pupin apresentou os projetos da Prefeitura de Campinas que integram soluções baseadas na natureza com infraestrutura urbana e uso social dos espaços, como a criação de parques lineares, corredores verdes e áreas permeáveis.
“Essas iniciativas fortalecem a resiliência da cidade frente às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que oferecem lazer, convivência e inclusão à população”, destacou Marcela.
A programação segue nesta quarta-feira, 5 de novembro, com a participação
do prefeito Dário Saadi no painel “Territórios em Mudança: O Papel dos Municípios na Resiliência Climática”. O debate examina como as cidades podem se reinventar diante dos impactos climáticos, transformando vulnerabilidades em oportunidades. Serão discutidos caminhos para fortalecer políticas locais, integrar comunidades e impulsionar soluções inovadoras em planejamento urbano, infraestrutura e gestão ambiental. O painel também abordará o desafio do financiamento e as parcerias estratégicas necessárias para promover cidades mais resilientes.
Ainda nesta quarta-feira, a assessora técnica da Seclimas, Ângela Cruz Guirao, será palestrante no Palco Inovação, com o tema “Como Utilizar Tecnologias para o Planejamento de Cidades Resilientes”.
O Summit Agenda SP+Verde é uma das principais plataformas brasileiras de diálogo e cooperação sobre sustentabilidade. O evento reúne público nacional e internacional de alto nível, com o propósito de gerar conexões e ações concretas em temas como investimentos verdes, justiça climática, resiliência urbana, transição energética e economia circular, integrando a agenda preparatória da COP 30.
Campinas
Em 2025, Campinas consolidou sua posição como uma das cidades brasileiras de destaque na agenda climática, por meio de uma série de iniciativas que evidenciam seu compromisso com a sustentabilidade, a justiça social e a inovação ambiental. Com a aproximação da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que será realizada em Belém, a cidade avança não apenas na preparação para o evento, mas também na condução de um planejamento urbano resiliente e inclusivo, pautado pela governança participativa e pelo planejamento estratégico.





