A Prefeitura de Campinas participa, nesta semana, de uma série de atividades e eventos preparatórios para a COP 30, reforçando o protagonismo do município nas discussões sobre sustentabilidade, inovação e adaptação climática. Entre os compromissos, estão a participação no Summit Agenda SP+Verde, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP), e a visita técnica ao Sírius, em Campinas.
O Summit Agenda SP+Verde, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, reúne autoridades nacionais e internacionais, especialistas e representantes de diversos setores para debater temas estratégicos como transição energética, economia circular, resiliência urbana e investimentos verdes. O encontro é uma das principais iniciativas pré-COP 30 e busca articular soluções concretas e parcerias para acelerar a ação climática no país.
Campinas estará representada em três momentos da programação:
Data: Segunda-feira, 4 de novembro, às 17h30
Painel: Cidades Verdes, Cidades Resilientes: A Infraestrutura Verde como Solução Urbana
O debate abordará estratégias para transformar espaços urbanos em territórios sustentáveis e preparados para os desafios climáticos.
Palestrante: Marcela Cristiane Pupin, diretora do Departamento de Mitigação e Adaptação Climática da Seclimas.
Data: Terça-feira, 5 de novembro, às 10h
Painel: Como Utilizar Tecnologias para o Planejamento de Cidades Resilientes
A discussão trará exemplos de ferramentas tecnológicas aplicadas à gestão ambiental e ao planejamento urbano sustentável.
Palestrante: Ângela Cruz Guirao, assessora técnica da Seclimas.
Data: Terça-feira, 5 de novembro, às 13h45
Painel: Territórios em Mudança: O Papel dos Municípios na Resiliência Climática
O painel destacará o protagonismo das cidades na resposta à crise climática, apresentando caminhos para fortalecer políticas públicas locais, fomentar parcerias e atrair investimentos sustentáveis.
Palestrante: Dário Saadi, prefeito de Campinas.
Visita técnica ao Sirius
Como parte da programação do Summit, Campinas também receberá, nesta segunda-feira, 4 de novembro, um grupo de participantes do evento para uma visita guiada ao campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde conhecerão o Sirius, maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País, desenvolvida por pesquisadores e engenheiros do CNPEM em parceria com a indústria nacional.
A fonte de luz síncrotron brasileira fica ocupa um sofisticado prédio de 68.000 m2. Os aceleradores de partículas do Sirius produzem um tipo especial de luz, chamada luz síncrotron, de altíssimo brilho, que permite investigar a estrutura da matéria em escalas atômicas e moleculares, com aplicações que impactam desde o desenvolvimento de medicamentos até a criação de novos materiais sustentáveis. A visita guiada ao Sirius permitirá conhecer de perto o equipamento que colocou o Brasil no mapa da ciência global.
O embarque para a visita está programado para 14h, com retorno previsto ao Summit às 18h30. A atividade reforça o papel de Campinas como polo nacional de ciência, inovação e sustentabilidade, alinhado aos princípios e metas globais que estarão em pauta na COP 30.
Caminho até a COP 30
Segundo o secretário do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas), Braz Adegas Júnior, Campinas consolida, em 2025, sua posição como uma das cidades brasileiras de destaque na agenda climática, por meio de uma série de iniciativas que evidenciam seu compromisso com a sustentabilidade, a justiça social e a inovação ambiental.
“Com a aproximação da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que será realizada em Belém, a cidade avança não apenas na preparação para o evento, mas também na condução de um planejamento urbano resiliente e inclusivo, pautado pela governança participativa e pelo planejamento estratégico.





