Foi adiado o Simulado Oficial de Emergência Climática que seria realizado neste sábado, 1º de novembro , no Largo do Rosário. A atividade será realizada em nova data e local, a serem divulgados posteriormente.
A suspensão ocorreu devido à previsão de chuva forte e tempestade, divulgada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, entre o sábado e a segunda-feira, dia 3. Leia mais aqui: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/final-de-semana-tem-previsao-de-chuva-forte-na-regiao-de-campinas-131844
A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor Executivo do projeto, que consultou os participantes envolvidos. A maioria dos voluntários que integrariam a ação concordou com a medida.
O treinamento da equipe comunitária começou em maio. No total, 40 líderes de bairro participaram das capacitações, que abordaram temas como alagamentos, enchentes, incêndios, emergências de saúde pública e atendimento de assistência social. A atividade prática, que será reagendada, basear-se-á em um cenário de alagamento em uma área com risco de desabamento de imóveis após fortes chuvas na cidade. O roteiro foi desenvolvido pela equipe do Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC).
O projeto da Equipe Comunitária de Resposta a Emergências Climáticas foi criado por decreto em janeiro deste ano. O objetivo é atuar de forma sistêmica para reduzir os riscos de emergências e desastres causados pelas mudanças climáticas.
A iniciativa surgiu a partir de um projeto de capacitação de lideranças comunitárias, iniciado em 2024, por meio de uma parceria entre o Orçamento Cidadão e a Defesa Civil. Participantes que se interessaram pelas formações iniciais inscreveram-se para integrar a primeira equipe comunitária. Os líderes comunitários aprenderam estratégias de autoproteção que poderão multiplicar em suas comunidades, contribuindo para que a população fique mais segura e saiba o que fazer em uma emergência.
Comitê gestor foi criado por decreto em janeiro
O Comitê Gestor Executivo do projeto Equipe Comunitária de Resposta a Emergências Climáticas foi instituído por decreto em janeiro de 2025. O órgão coordena a formação de equipes comunitárias treinadas para atuar de forma coordenada e preventiva, reduzindo riscos e fortalecendo a resiliência urbana de Campinas.







