A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, lançou nesta quarta-feira, 29 de outubro, o edital de chamamento para seleção de startups com propostas inovadoras para o setor público.
A seleção será realizada por meio de um processo chamado de Sandbox Regulatório. Trata-se de um ambiente de testes controlados para soluções inovadoras que possam trazer benefícios à sociedade e à Administração Pública. O objetivo é colocar em prática de forma mais rápida propostas de inovação que melhorem a vida das pessoas.
O lançamento do edital é um marco que coloca Campinas na vanguarda entre os municípios que utilizam tecnologia e inovação em seu dia a dia.
Os editais completos com o cronograma de etapas podem ser conferidos no site: https://www.campinas.sp.gob.br/sandbox. E as inscrições podem ser realizadas no formulário: https://forms.gle/yFmqf5GjLdEFDixM9 .
Sem custos aos cofres públicos, ao final do processo a Prefeitura irá atestar ou não a eficácia da ferramenta implementada. Todo o processo será acompanhado de perto por uma comissão formada por representantes do poder público e da sociedade.
Foram lançados três editais que irão selecionar startups para participarem do Sandbox Regulatório de Campinas, permitindo a realização de testes controlados e temporários de soluções inovadoras em órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do município.
As áreas prioritárias para seleção incluem, mas não se limitam: mobilidade urbana, saúde, energias renováveis, sustentabilidade, resiliência climática, cidades inteligentes, educação tecnológica, urbanismo, transição energética e descarbonização, desburocratização de serviços públicos e soluções de gestão pública. Um dos editais contempla apenas soluções para a Rede Mário Gatti.
As propostas recebidas e não selecionadas formarão um Banco de Propostas, que será continuamente abastecido durante a vigência do edital.
As startups interessadas em participar não podem ter disponibilizado antes a mesma ferramenta de forma comercial. É preciso que ela tenha o primeiro teste dentro do ambiente do Sandbox.
Cronograma
O primeiro passo é o envio das propostas, depois a análise de elegibilidade, a fase de verificação da documentação de forma simplificada. Em seguida acontece a pré-seleção das propostas e uma reunião com os interessados. Depois acontecerá a publicação das propostas selecionadas, com um prazo para interposição de recursos.
Depois será publicado no Diário Oficial o resultado final dos selecionados e em seguida acontece a assinatura do termo de autorização temporária. As datas com exatidão podem ser conferidas nos editais.
Podem participar do chamamento startups preferencialmente sediadas em Campinas, na RMC, estado de São Paulo, Brasil ou internacional desde que apresentem a documentação exigida.
O projeto deverá seguir diversos critérios estabelecidos pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Inovação, bem como do Conselho Gestor do Sandbox.
Serviço – Inscrição para o Sandbox Regulatório para startups
Acesso aos editais: https://www.campinas.sp.gob.br/sandbox
Inscrições: https://forms.gle/yFmqf5GjLdEFDixM9





