A audiência pública para o Plano de Contingência da Operação Chuvas de Verão 2025/2026 de Campinas será na próxima terça-feira, 4 de novembro, às 10h, no Salão Vermelho do Paço Municipal. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, 30 de outubro, pelo formulário on-line: https://forms.gle/P4TYbGe3DBZ2QsCS6. No mesmo link, é possível enviar sugestões e comentários.
O evento é aberto a todos. O objetivo é colher contribuições da população para ajudar a elaborar o decreto da próxima operação e também apresentar as ações realizadas em 2024/2025.
A Operação Chuvas de Verão começa oficialmente no 1º de dezembro de 2025 e vai até 31 de março de 2026. Ela pode começar antes ou se estender, dependendo das condições do tempo.
Sobre a Operação Chuvas de Verão
A Operação Chuvas de Verão reúne vários órgãos do poder público para agir em emergências causadas por temporais. A estratégia conta com o Comitê Municipal de Gestão de Risco e Desastres, que é coordenado pela Defesa Civil de Campinas.
As ações incluem acompanhar o volume de chuvas e a previsão do tempo, enviar alertas à população e aos órgãos responsáveis, fazer inspeções em áreas de risco e agir com antecedência para reduzir perigos.
De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, é muito importante que a população participe para que o plano reflita suas necessidades e anseios. “Para que as ações da Operação Chuvas de Verão sejam efetivas, precisamos de um bom planejamento e, para isso, é fundamental que as pessoas colaborem com ideias e sugestões de melhorias”, destacou.
Furtado também lembrou que várias iniciativas já estão sendo realizadas desde o início do ano. “Instalamos réguas comunitárias, novas defensas em pontos críticos e nova estação meteorológica no Campo Grande”, lembrou.
Regulamento
O regulamento da audiência pública pode ser consultado no site da Defesa Civil de Campinas: https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente.
Nesse mesmo endereço, será publicado o decreto definitivo da Operação após a discussão, que também sairá no Diário Oficial do Município. As sugestões enviadas pela população serão respondidas ou discutidas durante a audiência. Se não for possível devido ao tempo, os inscritos receberão uma resposta por e-mail em até dez dias úteis.







