O Parque Taquaral, em Campinas, ficou colorido na manhã deste domingo, 26 de outubro, com a Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, que encerrou oficialmente a campanha Outubro Rosa 2025 na cidade. Foram 1.850 participantes no evento, que teve concentração e largada no antigo Kartódromo. Com faixas, balões e até fumaça rosa, a caminhada lembrou a importância do autocuidado e da prevenção como um instrumento de combate ao câncer de mama.

A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e marcou o fim de uma série de atividades educativas e de incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Quem passou por lá pode aproveitar e também receber diversas orientações de saúde. Tendas de atendimento e orientação à população, montadas por empresas parceiras da campanha e pela Prefeitura, trouxeram informações de qualidade, além de serviços gratuitos de prevenção e cuidado com a saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia; agendamento de mamografia; e orientações nutricional, sobre o autoexame das mamas e métodos anticoncepcionais. Teve ainda massagem, brindes e muita atividade física, além das tendas da Feira das Mulheres Empreendedoras, com diversas opções para compra de produtos.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, representou o prefeito Dário Saadi no evento. “Foi uma manhã muito gostosa, um domingo de sol maravilhoso, em que pudemos fazer essa caminhada, contando com a presença de tantas mulheres”, disse. Ela lembrou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias municipais e as entidades que ofereceram atividades e ações. “Nos unimos para mostrar às mulheres a importância de que elas sejam cuidadas. Que tenhamos essa consciência de que não é só uma cor, é uma causa”, completou.

Presente no evento, a coordenadora da Saúde da Mulher em Campinas, Miriam Nóbrega, também salientou o quanto foi fundamental a mobilização da sociedade civil e do poder público neste mês, com iniciativas nas unidades de saúde, praças e shoppings. “Outubro é um mês de conscientização sobre o câncer de mama, em que reforçamos a importância do autocuidado, da alimentação, da atividade física e do controle do estresse, sem esquecer da detecção precoce, que é extremamente importante”.