A ARIE Mata de Santa Genebra, em Campinas, recebe nesta sexta-feira, 24 de outubro, a atividade “Farmácia na Floresta”. A iniciativa é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A ação será das 9h às 10h, quem quiser basta chegar com 10 minutos de antecedência ao local para participar. 
 

O evento será uma ação educativa voltada ao uso seguro de plantas medicinais e vai contar com a participação de alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, que irão compartilhar informações sobre identificação correta de espécies, formas de preparo e aplicações terapêuticas de forma segura e eficaz.

Durante a atividade, os participantes poderão conhecer de perto plantas medicinais como o açafrão-da-terra, conhecido por sua ação anti-inflamatória. A ARIE fica localizada na Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão, em Barão Geraldo.

Além do bate-papo com os estudantes, o público poderá participar de uma caminhada leve pela Mata, unindo aprendizado e contato direto com a natureza. A atividade é resultado de uma parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da ARIE, e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.
 

Sobre a Mata de Santa Genebra

A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), com 251,77 hectares — o equivalente a 300 campos de futebol — e representa o maior fragmento de floresta na Região Metropolitana de Campinas.

Abriga uma rica biodiversidade: são 365 espécies de vertebrados já identificadas, incluindo 247 aves, 56 mamíferos e 38 répteis, além de mais de 700 espécies de borboletas. Algumas espécies que vivem na mata estão ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o gato-do-mato-do-sul e a jaguatirica.

A gestão da ARIE é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).