A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) realizou, nesta quarta-feira, 22 de outubro, mais um mutirão de escolha de armações de óculos para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp). Ao todo, 28 alunos de baixa renda participaram da ação, que faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão e permanência escolar.
Durante o processo, os estudantes que apresentam dificuldades visuais são encaminhados para exames de vista gratuitos e, posteriormente, escolhem suas armações favoritas. Em breve, eles receberão óculos completos e sob medida, sem custo algum.
“Os estudantes que não conseguem enxergar claramente os quadros, os livros ou o material didático têm um baixo rendimento. Com os óculos, passam a compreender melhor as aulas e participam mais ativamente”, explicou José Batista Filho, diretor dos programas de EJA da Fumec.
Além dos óculos, os alunos da Fumec também recebem materiais escolares, uniformes e passe escolar, medidas que visam garantir a permanência e o bom desempenho dos estudantes.
Lei amplia acesso e facilita entrega dos óculos
Desde 2022, o programa foi ampliado e simplificado pela Lei nº 16.308, que estendeu o benefício a todos os programas da EJA da Fumec. A norma também manteve o atendimento aos alunos do Ceprocamp e passou a incluir os estudantes da EJA Anos Finais, sob gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Com a nova lei, o processo ficou mais acessível: agora, basta que o aluno esteja inscrito no CadÚnico para ter direito ao benefício. Além disso, receitas médicas particulares ou de convênios também passaram a ser aceitas — antes, o benefício era restrito às receitas emitidas pelo SUS.
“Muitos alunos enfrentam barreiras para frequentar a escola, como a falta de transporte ou a impossibilidade de comprar materiais básicos. Ao fornecer transporte, alimentação, uniformes e materiais, eliminamos obstáculos que poderiam levar ao abandono dos estudos”, destacou José Batista Filho.





