A Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, em Campinas, recebeu, nesta semana, a escritora, arte-educadora e ativista Kiusam de Oliveira. O encontro fez parte da 17ª edição do programa Viagem Literária, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A atividade foi aberta ao público e destacou a importância da literatura na valorização da identidade e da ancestralidade afro-brasileira. Alunos da rede municipal de Educação de Campinas tiveram a oportunidade de conversar com a escritora. 

Kiusam é pedagoga com habilitação em Orientação Educacional, Administração Escolar e Deficiência Intelectual, além de doutora em Educação e mestre em Psicologia. Reconhecida como uma das vozes mais potentes da literatura negra contemporânea, ela publica obras voltadas ao público infantil e infantojuvenil, definindo seu trabalho como “Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil”. Suas histórias abordam de maneira sensível questões étnico-raciais e diversidade de gênero.

Programa Viagem Literária

O programa Viagem Literária, que chega à sua 17ª edição, transforma bibliotecas em espaços vivos de descobertas, promovendo encontros com escritores e contadores de história em 67 bibliotecas de 66 cidades paulistas.

“Em Campinas, a Biblioteca Zink já havia recebido a escritora Camila Genaro em agosto, em atividade de contação de histórias. A ação com Kiusam reforça o papel da biblioteca como espaço de convivência, aprendizado e acesso à cultura, envolvendo crianças, educadores e demais frequentadores”, explica a Coordenadora de Bibliotecas da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Dandewara Pereira.