Campeã na etapa regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), a coreografia “Homenagem ao Rock” marca o início da participação de Campinas na etapa final da 27ª edição da competição, que será disputada até o dia 28 de outubro, em São João da Boa Vista.
 

A cerimônia de abertura acontece na sexta-feira, 24 de outubro, às 17h, no Ginásio Nildes Fontão de Souza (Avenida Rodrigues Alves, nº 595), em São João da Boa Vista. Logo após, às 18h30, começam as apresentações das coreografias em grupo.

Campinas sobe ao palco com nove integrantes entre 60 e 69 anos, sob a direção da professora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Ana Luiza Costa de Magalhães, campeã da Categoria A na fase regional. As demais competições terão início no sábado, 25 de outubro, a partir das 8h, em diversos locais da cidade-sede.
 

O Congresso Técnico será realizado online nesta quinta-feira, 23, e a delegação campineira, composta por 57 atletas, segue para São João da Boa Vista na sexta-feira (24).

Vitalidade e convivência: histórias que inspiram

Aos 68 anos, Rute de Sena Rodrigues, integrante da equipe de coreografia, participa dos Jomi por Campinas há seis anos. Às vésperas da competição, ela se diz animada e confiante. “Dá aquele friozinho na barriga, mas estou muito feliz”, conta.
 

Rute afirma que a dança transformou sua vida. “Além da parte física, fiquei mais desinibida e ganhei novas amizades.” A paulistana Marly Soares, 69 anos, que vive em Campinas há 16 anos, também faz parte da equipe. Extremamente ativa, ela pratica musculação, alongamento e dança de segunda a sexta-feira. “A rotina de exercícios sempre foi um hábito de vida”, garante.

Participando dos Jogos da Melhor Idade há nove anos, Marly destaca o orgulho de representar Campinas.

“Quero sempre levar o nome da cidade com muito orgulho e combater o preconceito contra a pessoa idosa. Sou supercompetitiva e farei o possível para trazer o prêmio estadual para Campinas.”

Campinas busca novo título estadual nos Jogos da Melhor Idade

Os Jomi 2025 reúnem 2.500 atletas de 198 cidades, em 15 modalidades: atletismo, basquete 3×3, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
 

Campinas disputa nas modalidades atletismo, buraco, coreografia, dança de salão, natação, tênis de campo e vôlei adaptado.

Na fase regional, o município conquistou o título da 4ª Região Esportiva pela oitava vez consecutiva, com 199 pontos — 102 nas modalidades femininas, 73 nas masculinas e 24 nas categorias mistas —, consolidando sua liderança e tradição nos Jogos da Melhor Idade.

Segundo Deise Campos, coordenadora de Participação da Secretaria de Esportes e Lazer e chefe da delegação, o evento vai além da disputa esportiva. “Os jogos promovem a integração dos atletas 60+, fortalecem vínculos e incentivam uma vida mais ativa e saudável”, destaca.

A professora Ana Luiza Magalhães, responsável pela coreografia campeã, reforça o entusiasmo do grupo. “Nossos ensaios são intensos, mas sempre muito alegres e divertidos”, afirma.

 

Serviço – Jogos da Melhor Idade (Jomi)
Quando: Sexta-feira, dia 24:
Horário: 17h – Abertura 
              18h30 – Disputa – Coreografias
Local:   Ginásio Nildes Fontão de Souza (Av. Rodrigues Alves, 595) – São João da Boa Vista
As  disputas das demais modalidades começam no sábado, dia 25, a partir das 8h.