Lideranças comunitárias de Campinas participam neste sábado, 18 de outubro, de nova capacitação prática promovida pela Prefeitura para atuação em situações de emergência e desastres naturais.
O encontro ocorre no Paço Municipal das 9h às 12h e aborda temas da área de saúde como arboviroses, febre maculosa, animais peçonhentos e roedores, raiva, além de determinantes ambientais e orientações sobre cuidados em situações de alagamentos.
O grupo reúne 40 representantes de comunidades e os assuntos serão divididos em estações temáticas com simulação de atendimentos e atividades práticas de respostas às situações em benefício da população. O treinamento, coordenado pelo Orçamento Cidadão e Defesa Civil, conta nesta agenda com profissionais da Secretaria de Saúde para abordagem técnica sobre os temas.
Treinamento da comunidade
O projeto visa tornar Campinas uma cidade mais resiliente ao capacitar lideranças com estratégias de autoproteção. Isso garante que elas tenham preparo para gerenciar situações de crise de forma eficaz e segura.
A primeira equipe comunitária de resposta à emergência climática será apta a realizar o primeiro atendimento nas comunidades afetadas até a chegada do socorro especializado.
O treinamento é mensal e teve início em maio. A previsão dos organizadores é concluir a série de treinamentos com a realização de um simulado em novembro.







