O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana, em parceria com a Carlkiss Dance – Companhia de Dança Negra Contemporânea, apresenta neste sábado, 18 de outubro, às 16h, o espetáculo “Máscaras que Curam”, com criação e direção de Carlos Kiss. A performance contará com as bailarinas Priscila Coscarella, Carolina Marinho e Daniela Nascimento.

Dança e ancestralidade africana em cena

A coreografia propõe uma imersão na ancestralidade africana, explorando a simbologia das máscaras como ferramenta de transformação, proteção e memória. A apresentação tem como base a dança negra contemporânea e as cosmopercepções africanas da civilização BaNtu, unindo arte, espiritualidade e movimento corporal.
 

O conceito de cosmopercepção, popularizado pela filósofa nigeriana Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, descreve as diversas formas como as culturas africanas percebem o mundo, integrando experiências sensoriais, memórias ancestrais e relações com o ambiente e a comunidade.
 

O evento tem apoio do PNAB (Programa Nacional de Apoio à Cultura Afro-Brasileira), ProAC 2024, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
 

  • Serviço – espetáculo “Máscaras que Curam”
    Local: Ponto de Cultura Espaço Arte Africana – Campinas
    Endereço: Av. Luíz Smânio, 190 – Jardim Chapadão, Campinas
    Quando: 18 de outubro de 2025 (sábado), 16h
    Entrada gratuita – reservas pelo WhatsApp (19) 99969-7580
    Classificação livre
    Criação e Direção: Carlos Kiss
    Elenco: Priscila Coscarella, Carolina Marinho e Daniela Nascimento
    Realização: Ponto de Cultura Espaço Arte Africana e Carlkiss Dance – Companhia de Dança Negra Contemporâneaa