A pesquisa inédita “Vozes Campineiras”, divulgada na manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, em Campinas, revela que 90% dos moradores consideram a metrópole uma boa cidade para se viver e 75% sentem orgulho de morar nela. O levantamento, realizado pela Quaest Pesquisa e Consultoria a pedido da Fundação FEAC, foi apresentado durante o encontro “Territórios em Movimento: cidade próspera para todos”, realizado no Expo D. Pedro, com a presença do prefeito Dário Saadi.
O estudo ouviu 1.002 campineiros entre os dias 11 e 16 de setembro, em todas as regiões da cidade, e analisou percepções sobre qualidade de vida, acesso a serviços públicos, moradia, emprego, segurança e lazer. O resultado mostra um alto nível de satisfação com a cidade, porém, 65% dos entrevistados reconhecem que a desigualdade social ainda é um desafio a ser superado.
O levantamento também calculou dois índices principais: o Índice de Percepção de Prosperidade, que mede a vitalidade econômica e as esperanças para o futuro, com nota 7,3, e o Índice de Pertencimento e Confiança, que avalia o senso de comunidade e coesão social, com média 7,8.
Prefeito destaca avanços econômicos e compromisso com a igualdade social
Durante a abertura do evento, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou os avanços da cidade nos indicadores econômicos, de saneamento e infraestrutura urbana, mas reconheceu que ainda há desafios importantes na busca por maior igualdade social.
“Campinas tem indicadores macroeconômicos que nos alegram. Ganhamos vários prêmios e fomos campeões em saneamento básico no último ranking nacional. Mas o grande desafio é fazer com que o desenvolvimento alcance toda a população. Temos trabalhado para melhorar a infraestrutura e os serviços públicos, o que já tem trazido resultados positivos nos indicadores sociais e na redução da violência”, afirmou o prefeito.
O superintendente geral da Fundação FEAC, José Roberto Dalbem, ressaltou que o objetivo do movimento “Territórios em Movimento” é unir esforços em torno de um propósito coletivo.
“Além de enxergar melhor os problemas com dados e informações concretas, queremos transformar esse diagnóstico em ação. Juntos, podemos construir uma cidade mais justa e próspera para todos”, destacou Dalbem.
Agenda propositiva
A iniciativa da Fundação Feac com o encontro “Territórios em Movimento por cidades prósperas para todos” busca se tornar um dos mais importantes movimentos do terceiro setor, dando vez e voz à população.
De acordo com os organizadores, a divulgação da pesquisa “Vozes Campineiras” deve ser o ponto de partida para uma agenda propositiva, conectando poder público, empresas, terceiro setor, universidades e sociedade civil.
“É importante ouvir a sociedade e os líderes de movimentos sociais para direcionar as ações e implementar soluções, buscando o avanço nos indicadores sociais e na qualidade de vida. E esse evento é um espaço para colaboração e parcerias para transformação dos territórios”, comentou Saadi.
“Os dados poderão servir para orientar políticas públicas e projetos sociais voltados para a redução das desigualdades e a promoção da prosperidade em Campinas”, ressaltou Graziele Silotto, gerente de Pesquisas da Quaest.
Destaques da Pesquisa Vozes Campineiras 2025
• 90% dos moradores consideram Campinas uma boa cidade para viver;
• 75% sentem orgulho de morar em Campinas;
• 65% reconhecem a existência de desigualdade social;
• Índice de Prosperidade: 7,3;
• Índice de Pertencimento e Confiança: 7,8;
• Período da pesquisa: 11 a 16 de setembro de 2025;
• Amostra: 1.002 entrevistados de todas as regiões da cidade.







