O Procon Campinas divulgou, no Dia do Consumidor, que aconteceu nesta sexta-feira (15), a lista das 10 empresas e problemas mais reclamados em 2023 na cidade. De acordo com o relatório, foram registrados 110.693 atendimentos ao longo do ano, incluindo atendimentos presenciais, eletrônicos e telefônicos.
O descumprimento de oferta foi a reclamação mais comum, seguida por cobrança abusiva, vício de serviço, vício de produto, ausência de informações e prática comercial abusiva, de acordo com o Procon Campinas. Essa classificação foi feita com base nos artigos do Código do Consumidor (CDC) que as empresas descumpriram.
O relatório também destacou mudanças significativas no ranking de reclamações em comparação com o ano anterior. Por exemplo, o descumprimento de oferta subiu para o primeiro lugar, enquanto a cobrança abusiva passou para o segundo lugar.
Além disso, houve alterações nos segmentos mais reclamados. Em 2023, o segmento bancário liderou o ranking, enquanto em 2022 foi o comércio eletrônico, que agora está em segundo lugar.
10 segmentos mais reclamados de acordo com o Procon Campinas
- Bancos – 2.498 reclamações
- Comércio eletrônico – 2.012 reclamações
- Cartão de crédito – 1.770 reclamações
- Telefonia móvel – 1.481 reclamações
- Financeiras – 1.403 reclamações
- Provedores de internet – 939 reclamações
- Agências de viagens – 668 reclamações
- Magazines – 631 reclamações
- Seguradora – 580 reclamações
- Energia elétrica – 526 reclamações
10 empresas mais reclamadas no Procon Campinas
- CLARO/NET CAMPINAS – 1.396 reclamações
- GRUPO BRADESCO – 963 reclamações
- ITAU – 839 reclamações
- VIVO/TELEFONICA – 780 reclamações
- CPFL ENERGIA ELÉTRICA – 508 reclamações
- MAGAZINE LUIZA – 438 reclamações
- TIM CELULAR – 438 reclamações
- SANTANDER BANCOS – 402 reclamações
- MERCADO LIVRE – 386 reclamações
- GRUPO VIA (CASAS BAHIA E PONTO FRIO) – 370 reclamações
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL BANCOS – 345 reclamações
O relatório do Procon Campinas também incluiu dados do setor de fiscalização, que realizou 3.452 diligências resultando em 1.913 autuações ao longo do ano, além de cinco coletas de preço.
A diretora do Departamento de Proteção ao Consumidor, Yara Pupo, ressaltou a importância da divulgação do relatório para que os consumidores conheçam os segmentos mais reclamados e estejam atentos aos seus direitos.