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Confira as 10 empresas que mais receberam reclamações durante 2023 no Procon Campinas

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O Procon Campinas divulgou, no Dia do Consumidor, que aconteceu nesta sexta-feira (15), a lista das 10 empresas e problemas mais reclamados em 2023 na cidade. De acordo com o relatório, foram registrados 110.693 atendimentos ao longo do ano, incluindo atendimentos presenciais, eletrônicos e telefônicos.

O descumprimento de oferta foi a reclamação mais comum, seguida por cobrança abusiva, vício de serviço, vício de produto, ausência de informações e prática comercial abusiva, de acordo com o Procon Campinas. Essa classificação foi feita com base nos artigos do Código do Consumidor (CDC) que as empresas descumpriram.

O relatório também destacou mudanças significativas no ranking de reclamações em comparação com o ano anterior. Por exemplo, o descumprimento de oferta subiu para o primeiro lugar, enquanto a cobrança abusiva passou para o segundo lugar.

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Além disso, houve alterações nos segmentos mais reclamados. Em 2023, o segmento bancário liderou o ranking, enquanto em 2022 foi o comércio eletrônico, que agora está em segundo lugar.

10 segmentos mais reclamados de acordo com o Procon Campinas

  1. Bancos – 2.498 reclamações
  2. Comércio eletrônico – 2.012 reclamações
  3. Cartão de crédito – 1.770 reclamações
  4. Telefonia móvel – 1.481 reclamações
  5. Financeiras – 1.403 reclamações
  6. Provedores de internet – 939 reclamações
  7. Agências de viagens – 668 reclamações
  8. Magazines – 631 reclamações
  9. Seguradora – 580 reclamações
  10. Energia elétrica – 526 reclamações

10 empresas mais reclamadas no Procon Campinas

  1. CLARO/NET CAMPINAS – 1.396 reclamações
  2. GRUPO BRADESCO – 963 reclamações
  3. ITAU – 839 reclamações
  4. VIVO/TELEFONICA – 780 reclamações
  5. CPFL ENERGIA ELÉTRICA – 508 reclamações
  6. MAGAZINE LUIZA – 438 reclamações
  7. TIM CELULAR – 438 reclamações
  8. SANTANDER BANCOS – 402 reclamações
  9. MERCADO LIVRE – 386 reclamações
  10. GRUPO VIA (CASAS BAHIA E PONTO FRIO) – 370 reclamações
  11. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL BANCOS – 345 reclamações

O relatório do Procon Campinas também incluiu dados do setor de fiscalização, que realizou 3.452 diligências resultando em 1.913 autuações ao longo do ano, além de cinco coletas de preço.

A diretora do Departamento de Proteção ao Consumidor, Yara Pupo, ressaltou a importância da divulgação do relatório para que os consumidores conheçam os segmentos mais reclamados e estejam atentos aos seus direitos.

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