Vencedores do Concurso Projetos de Intervenção Urbana são premiados
As quatro equipes vencedoras do Concurso de Ideias “Projetos de Intervenção Urbana e Criativa Pela Paz” foram premiadas na noite desta quarta-feira, dia 21 de novembro, no Salão Vermelho. Os troféus foram entregues pela secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira aos membros das equipes Comunica, Integre (mobiliário), Urbaniz e UrbanizART pelo primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.
A mesa de abertura foi composta por Eliane Jocelaine, pela coordenadora do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), Jane Valente e por um representante da Câmara dos Vereadores. A secretária Eliane destacou a emoção do evento devido à qualidade dos projetos e principalmente ao comprometimento dos estudantes no atendimento a todas as características pedidas no edital. “Os estudantes captaram exatamente a ideia de promoção da paz por meio de espaços de brincar. Fico muito feliz de ver o engajamento de jovens que têm o importante papel de multiplicadores nessa política pública”.
Eliane ressaltou que a partir dessa experiência, os participantes poderão replicar esse conceito de promoção da paz por meio de seu trabalho e serão fundamentais no ambiente universitário e na sociedade. “O senso de pertencimento e a preocupação e interesse com o bem comum demonstrado por eles foram enormes. Isso nos gratifica por ser exatamente o que desejamos em cultura de paz. Além do produto entregue, que possibilitará posteriormente concretizar o caminho de cultura de paz, ainda tivemos a revelação desses jovens como agentes multiplicadores”.
A competição
O concurso “Projetos de intervenção urbana e criativa pela paz” teve como principal intuito o incentivo a estudantes de Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos com foco na cultura de paz e compostos por ações criativas, de alto impacto e baixo custo, sustentáveis, lúdicas e multidisciplinares. Doze grupos se inscreveram para o concurso, com a orientação de um professor de arquitetura. Destes, foram escolhidos dez finalistas e, por fim, as quatro equipes vencedoras.
Os projetos foram desenvolvidos para aplicação em espaços públicos, com prioridade para áreas de vulnerabilidade social. O intuito foi chamar todos ao brincar, tendo como prerrogativa a ocupação dos espaços, o favorecimento do convívio entre gerações e a educação para a paz.
As áreas escolhidas abrangem todos os territórios da cidade. Na região sul, a escolha foi a Praça da Casinha, no Jardim das Bandeiras II. Na Leste, a Praça Marlene Truzzi Sibila, no Jardim Flamboyant; Noroeste: Praça Joaquim Gonçalves da Silva – Conjunto Habitacional Parque da Floresta; Sudoeste, Praça Cinco – DIC I; e Região Norte, a Praça Manoel Teixeira de Lacerda – Jardim Eulina.
Entre os projetos vencedores estão as praças Cirandar da equipe Comunica. A ideia foi pensada de modo a promover espaços inclusivos para contato entre pessoas de várias idades por meio da prática esportiva. As praças também tem cores semelhantes ao brasão da cidade.
Vencedora do troféu pelo projeto de mobiliário urbano, a equipe Integre criou um projeto em que todos os equipamentos da praça foram escolhidos para uma execução simples, de baixo custo e que minimize manutenção. A equipe projetou uma série de equipamentos de playground e esportivos, destinados a usuários de diferentes faixas etárias e usando como base tubos de aço.
As equipes em terceiro e quarto lugar também criaram projetos para as praças e mobiliário dos espaços de lazer.
Confira o nome dos premiados:
Comunica
Orientadora: Barbara Puccinelli Perrone
Estudantes: Stefany dos Santos Rodrigues
Fernanda Savi de Souza
Leticia da Cruz Leme
Nayra Ohana D’Avila Oliveira
Henrique Francisco de Oliveira
Karina Aparecida Orlandino de Jesus
Fabiane Papacidero de Souza
Nicolas Rodrigues da Silva
Integre
Orientadora: Geise Brizotti Pasquotto
Estudantes: Gabriela Milani dos Santos
Marcella Cambi
Luciana de Almeida Reis Botelho
Amanda Cristina da Silva Destro
Ingrid Maciel Campos
Caroline Henrique da Silva
Hiessa Gabriela Cavazzotti Ferreira
Thais Cristina Rodrigues Andrade
Maisa Stein Miranda da Silva
Urbaniz
Orientadora: Giovana Savietto Feres
Estudantes: Danilo Silva Pipi
Adele Luiza Depentor
Ingrid Clemente da Silva
Bianca Felix Vendramin
Téo Leardini Grillo (
UrbanizART
Orientador: Marcelo Piovani
Estudantes: Ronan Viana Giandoso
Victor Luís Farias Gonçalves
Israel Motoso Silva
Beatriz Bueno Trevisan da Silva
Isabelle Camila Deodato
Andressa Lopes Medeiros da Rocha
Marx Alcino de Sousa Nascimento