Eventos

Valinhos recebe 4º Festival de Agroecologia Ecoturismo e Economia Solidária

A 4ª edição do Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro em Valinhos, é um encontro da cultura brasileira, gastronomia, música e troca de conhecimento. O evento conta com uma programação completa com oficinas, exposições, trilhas, música ao vivo, feira de artesanato, produtos e alimentação.

No sábado (7/10) serão realizadas sete oficinas sobre temas como mudanças climáticas, abelhas sem ferrão, compostagem entre outros temas. Nas atrações culturais, o público contará com Encontro e Cantorias, a dupla sertaneja Cacique e Pajé, além de atividades da AIUA Cultural e Do Prado.

No domingo (8/10), as oficinas serão sobre Rochas: o leite materno dos micróbios do solo; Financiamento solidário à agroecologia (Cresol); Pães: Como produzir ou melhorar seus pães e

Agroecologia como base da revitalização de nascentes. As atrações culturais serão com Ilcéi Mirian (samba e MPB), Legião Urbana Cover e Yago Oproprio (hip-hop/rap).

Nos dois dias terão trilhas com plantio (com saídas de hora em hora), feira de produtores, exposição de produtos e praça de alimentação. A programação completa pode ser conferida no site do Festival (www.festivalae.com.br).

A agroecologia, o ecoturismo e a economia solidária não são apenas temas atuais, mas sim os alicerces para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto.

“O atual modelo alimentar e econômico preza pouco pela saúde e meio ambiente ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros. Foi com essa visão que diversas organizações e parceiros se somaram para realizar o 4º Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária”, afirma Arlei Medeiros, dirigentes do Sindicato Químicos Unificados.

O objetivo é unir pessoas que compartilhem do compromisso com um futuro mais verde, saudável e dentro de um modelo econômico diferente do atual. Entender que é possível promover a conscientização sobre a importância da agroecologia na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

Além disso, incentivar a economia solidária e o comércio justo, valorizando produtos locais e artesanais. O evento é uma iniciativa do Sindicato Químicos Unificados, Rede Livres Agroecologia e MST.

O valor da entrada é de R$ 20 por dia do evento (antecipado). Não haverá venda de ingresso no dia devido à alta demanda. Para participar das oficinas é preciso fazer a inscrição antecipada, no site do Festival. A ideia é tornar o evento acessível a todos que desejam se envolver nessa jornada em direção a um futuro mais sustentável.

4º Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária

7 e 8 de outubro de 2023

CEFOL – Rodovia Dom Pedro I, Km 118 s/n – Valinhos – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock