Usuários do PAI-Serviço ganham sete novas vans zero-quilômetro
Os usuários do PAI-Serviço (Programa de Acessibilidade Inclusiva) acabam de ganhar sete novas vans para atendimento. A ação faz parte da renovação da frota de veículos que atuam no serviço. A apresentação das novas vans foi feita pelo prefeito Dário Saadi na manhã desta quinta-feira, dia 31 de março, no arruamento do Paço Municipal.
“O Programa permite que as pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso aos serviços públicos, aos serviços de saúde. Ele dá dignidade para a pessoa, dá oportunidade para os deslocamentos com qualidade”, enfatizou o prefeito Dário. O prefeito também fez uma saudação especial aos motoristas do PAI-Serviço, “que colaboram muito para dar um atendimento humano às pessoas com mobilidade reduzida”.
Também participaram da cerimônia o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini; os vereadores Luiz Rossini e Nelson Hossri; e representantes das empresas concessionárias do transporte público.
Os veículos, modelo Sprinter Mercedez Benz 416 CDI, vão atender com mais conforto e segurança os usuários. Eles já entram em operação nesta sexta-feira, dia 1º de abril. Os investimento foram da ordem de R$ 2,1 milhões para a aquisição e adaptação dos veículos. Cada van teve custo final de R$ 300 mil.
“O PAI-Serviço é extremamente importante para todos que o utilizam. São sete novas vans. O prefeito Dário, recentemente, também anunciou novos 35 ônibus para o município. Esse é um trabalho que tem sido feito, de tentar melhorar a qualidade do transporte público e, também, do PAI-Serviço”, destacou Vinicius Riverete.
As novas vans têm capacidade para levar dois cadeirantes e sete passageiros. Elas têm elevadores mais silenciosos e rápidos; além de ar-condicionado, GPS, tomadas USB para carregamento de celulares e câmeras. Equipe do PAI-Serviço passou por um treinamento intensivo, no início deste mês, para operar os novos veículos. O treinamento enfocou itens ligados à operação, como dirigibilidade econômica e defensiva, e regras gerais de conduta.
A compra das novas vans foi feita pela VB Transportes, empresa responsável por duas concessionárias do transporte público coletivo municipal: VB1 e VB3.
Também durante a cerimônia, o prefeito Dário fez uma reflexão e destacou o “desafio imenso” que atualmente vive o transporte público. “Temos uma alta do óleo diesel que jamais foi vista ultimamente. Mesmo assim, o município faz o esforço, com todas as dificuldades que tem, no pagamento do subsídio e na melhoria da qualidade do transporte público”, salientou. O prefeito defendeu um “Sistema Único do Transprote Público”, nos mesmos moldes do SUS (Sistema Único da Saúde), com aporte financeiro do Governo Federal.
PAI-Serviço
O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI-Serviço) garante transporte gratuito, porta a porta, às pessoas com restrições severas de mobilidade, permanentes ou temporárias, atendendo todas as regiões da cidade. Os deslocamentos para tratamento médico são priorizados, seguidos pelos com finalidade socioassistencial, educação, atividades diversas e trabalho.
O PAI-Serviço possui 50 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis. Atualmente são 1.455 usuários ativos cadastrados. O serviço faz cerca de 400 viagens por dia; sendo em torno de 10 mil por mês.
Os veículos circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h; e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. As viagens devem ser agendadas pelos usuários junto à Emdec, pelo telefone 118, na opção 2.
O PAI-Serviço não atende emergências médicas, que devem ser encaminhadas para o Samu, acionado pelo telefone 192.