Connect with us

Geral

Abril Laranja será dedicado a campanhas contra maus tratos aos animais

imagem 258

O prefeito Dário Saadi sancionou, nesta quinta-feira, 31 de março, a lei que institui, no calendário da cidade, o Abril Laranja, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao abandono, maus tratos e crueldade contra animais. O projeto é de autoria do vereador Perminio Monteiro.

Campinas já é protagonista e referência na proteção animal. Com essa lei, abril agora será dedicado a ações que conscientizem as pessoas sobre a importância de prevenir e combater o abandono e os maus tratos aos animais”, disse o prefeito.

De acordo com o texto da lei, durante o Abril Laranja poderão ser realizadas ações para alertar e promover debates sobre o tema; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas que incentivem a adoção e a castração de animais; estimular a concretização de ações, programas e projetos na área; mobilizar e incentivar ONGs e empresas para ações de conscientização; celebrar parcerias e implementar programas de incentivo e acesso a atividades da campanha.

Advertisement

“O objetivo do Abril Laranja é revolucionar a questão do bem-estar animal na cidade, conscientizando a população e promovendo, nas escolas, ações para que as crianças levem essa proposta para dentro de suas casas”, disse o autor do projeto.

O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal, no dia 2 de março, e prevê ações educativas e de conscientização.

Dados

Advertisement

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Departamento de Promoção ao Bem-Estar Animal (Dpebea). “A intensificação da fiscalização é um dos destaques. Entre orientações preventivas e punições, foram feitas mais de 3 mil ações”, disse o secretário.

Outro dado apresentado por Menezes foi sobre o Samu Animal, que tem realizado cerca de 650 atendimentos de emergência por ano. As castrações, que durante a pandemia somaram cerca de 4 mil por ano, em 2022 devem chegar a 13 mil procedimentos, sendo que 3 mil já foram realizados.

“Essa iniciativa da lei chama a atenção, porque teremos um mês em que esses assuntos e ações serão intensificados”, completou.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare