Indaiatuba

Sistema de coleta e reaproveitamento da água de lavagem da ETA III está em fase final

Foto: Marco Matos – DCS Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e a ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção, finalizaram as concretagens e instalaram as ferragens e guarda corpos do sistema de reaproveitamento de água de lavagem na obra ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA III, localizada no bairro Pimenta. O próximo passo será aplicar uma tinta seladora por toda a superfície e evitando possíveis vazamentos.

O Sistema de Coleta e Reaproveitamento da Água de Lavagem é composto por dois tanques, o maior chama tanque de recirculação, responsável por receber a água usada na lavagem dos filtros, onde acontece o processo de decantação, o lodo do processo fica no fundo e a água limpa fica em cima onde é coletada através de mangueiras e redirecionada para o processo de tratamento.

Já o menor chama tanque de recape de lodo, onde por meio de uma bomba helicoidal succiona o lodo que passa por uma centrifuga, que separa a água que volta para o tanque de recirculação, do sólido que é depositado em caçambas para depois ser descartado adequadamente.

Este sistema já é usado pelo Saae desde 2014 quando foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I) localizada na Vila Avai, é será aplicado em todas as ETAs por ser uma solução inovadora e eficaz para o combate ao desperdício.

AMPLIAÇÃO

A ampliação da Estação prevê um novo reservatório semienterrado com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, um sistema de recuperação de água de lavagem, além dos filtros e decantadores dos módulos de tratamento.

O módulo em construção, quando entregue, terá a capacidade para tratar 150 litros por segundo, idêntico aos dois já existentes, aumentando de 300 L/s para 450 L/s, ou seja, um acréscimo de 50% na oferta de água tratada distribuída por esta Estação, para a zona Sul da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock