Sistema de Aeração é posto em teste na obra de ampliação da ETE Mário Araldo Candello
Foto: Marco Matos – DCS Saae
Nesta quinta feira (30) foi realizado o teste preliminar e inicial do sistema de aeração das lagoas de tratamento 3 e 4 na obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello. Essa é a maior obra de saneamento de Indaiatuba, que permitirá o tratamento de 100% do esgoto coletado na área urbana.
O sistema de aeração é o coração do processo de tratamento, os testes ainda que preliminares confirmaram o funcionamento como o esperado, deixando as lagoas prontas para entrar em operação. O sistema é responsável pelo fornecimento de oxigênio necessário para que ocorram as reações e os processos de (bio) degradação ou depuração da matéria orgânica presente no esgoto.
A ETE Mário Araldo Candello usa um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto: o biológico. Hoje sua capacidade máxima de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/L. Esta é mais uma obra de grande importância não só do ponto de vista de infraestrutura para o município, mas, também do grande compromisso ambiental que a administração da cidade tem com as futuras gerações, comentou o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral.
Com a finalização, o sistema de tratamento de esgoto da cidade será ainda mais eficiente, contemplando também o modelo de tratamento terciário, através de desinfecção do efluente por hidróxido de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso, elevando a contribuição da cidade com o meio ambiente e garantindo um serviço de qualidade para a população.