Geral

Simpósio reúne profissionais para discutir a primeira infância

Com uma transmissão simultânea do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância “Práticas efetivas para uma política integrada”, cerca de 200 profissionais de diferentes áreas de atuação no município de Campinas tiveram oportunidade de interagir com gestores, pesquisadores e especialistas, para debater como políticas municipais podem contribuir para promoção do desenvolvimento da criança até os seis anos.

 

O Simpósio Satélite, organizado pelo Comitê Intersetorial do Plano “Primeira Infância Campineira” (PIC), ocorreu na última terça-feira, dia 7 de novembro, no auditório da Universidade Paulista (Unip).

 

A secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Eliane Jocelaine Pereira, considera que o simpósio foi fundamental no percurso para elaboração do PIC no município de Campinas. “Num primeiro momento, tivemos a instituição do Comitê e os alinhamentos iniciais para os trabalhos e agora é fundamental a qualificação dos profissionais envolvidos para fortalecer a intersetorialidade de todas as políticas públicas que integram o Comitê, para que todos compreendam os aspectos do fundamento do nosso trabalho para a primeira infância”, argumentou.

 

A compreensão da necessidade de investimentos na primeira infância para garantir um futuro melhor às crianças foi outro ponto destacado pela secretária. “É necessário que todos compreendam a necessidade de investimentos na área da infância para que possamos oferecer um futuro mais protegido e acolhedor para as nossas crianças. Além disso, ao trabalhar a prevenção de qualquer agravo relacionado à primeira infância, será possível trazer economia para as políticas públicas”, completou.

 

O objetivo do simpósio é fomentar a discussão de como colocar as crianças e suas famílias no centro das políticas públicas para o desenvolvimento infantil e como potencializar uma gestão integrada entre diversas secretarias.

 

A coordenadora do Comitê Intersetorial do Plano “Primeira Infância Campineira” (PIC), Jane Valente, fez uma observação salutar sobre o evento. “Observei a presença das diversas políticas públicas no mesmo ambiente, e essa grande mescla de representantes das diferentes secretarias municipais fortalece o início do trabalho do PIC que prima pela intersetorialidade. Isso porque precisamos falar sempre em proteção integral da criança e isso nos faz pensar a cidade para a criança”, complementou.

 

A coordenadora esclareceu ainda que outros encontros serão promovidos para garantir o envolvimento de todo o Sistema de Garantia de Direitos na elaboração do Plano da Primeira Infância Campineira.

 

Simpósio Satélite

Um simpósio satélite é um evento planejado e organizado de maneira independente por organizações que tenham interesse em realizar uma transmissão simultânea de determinado tema.

 

O município de Campinas foi um dos receptores do debate que ocorreu em Fortaleza, no Ceará. O VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância foi organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) – uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock