Geral

Servidor pode pedir inclusão de termo no Guia sobre Políticas Afirmativas

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas abriu espaço para os servidores que queiram contribuir para a atualização do Guia de Terminologia sobre Políticas Afirmativas. Novos termos podem ser enviados, até 29 de julho, pelo [email protected]

 

 

O Guia está disponível na página da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas ou no endereço https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas/pagina/guia-de-terminologias-sobre-politicas-afirmativas . O material tem como objetivo orientar os servidores no uso correto de terminologias e melhorar a comunicação com os cidadãos que utilizam os serviços da Prefeitura.

 

 

“O Guia foi lançado no dia 7, mas nossa expectativa é que ele seja atualizado periodicamente. Abrimos a pesquisa justamente para que os servidores possam contribuir para a construção deste material tão rico e tão necessário para o serviço público”, explicou a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira. 

 

 

O material foi elaborado pelo Grupo Intersetorial de Estudos – Políticas Afirmativas, que tem como objetivo propor medidas de inclusão, proteção, reconhecimento e estímulo aos servidores negros, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQI+.

 

 

“O serviço público não tem cor, não tem raça, não tem credo e não tem gênero. O serviço público é uma instituição que por seus braços, que são os servidores, precisa conversar, dialogar e impactar positivamente a vida das pessoas”, concluiu.

 

 

Conteúdo

 

 

O grupo fez o levantamento de diversos termos que são usados corretamente e outros que caíram em desuso ou representam preconceito. Os termos foram agrupados em diversidade, idoso, igualdade de gênero, migração e igualdade racial.

 

 

O Guia também traz um conjunto de símbolos que auxiliam na comunicação visual.

 

 

Segundo Milena Ranzini, responsável pela área de Apoio à Gestão e Projetos Integrados, a orientação e informações contidas no Guia poderão promover respeito às diversidades.

 

 

“Esperamos que este material seja uma oportunidade de expansão do repertório de termos adequados de toda a Administração Municipal, refletindo nos cidadãos o exemplo do uso de comunicação e de práticas a cada dia mais inclusivas e respeitosas”, completou.

 

 

Serviço

Guia de Terminologias sobre Políticas Afirmativas

Sugestões: [email protected] .

Quando: Até 29 de julho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock