Secretaria de Educação promove palestra de abertura do ano letivo no Ciaei
Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Na sexta-feira (8) a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, reuniu 1.165 servidores para uma palestra de abertura do ano letivo de 2019. Todos docentes, equipes gestoras e técnica da Secretaria da Educação participaram do evento que aconteceu no Ciaei. O tema O Desenvolvimento da Moralidade Infantil, abordou a construção de valores que é recomendado pela Educação Integral, BNCC, ECA e LDB (Lei antibullying).
A palestra ministrada pela pedagoga Adriana Ramos marcou a abertura do Curso EaD (Educação a Distância), com 40 horas, que todos docentes, equipes gestoras e técnica realizarão no período de 11 de março a 03 de maio.
Os temas de estudos do curso serão: A Construção da Personalidade Ética; Desenvolvimento da autonomia moral e ambiente sociomoral; Família, escola e valores; Conflitos interpessoais; Autoconhecimento; Comunicação construtiva; A linguagem do educador: comunicação valorativa e comunicação descritiva; Elogio valorativo e elogio descritivo; Importância da comunicação; Habilidades de comunicação descritiva; Os tipos de regras da escola e seus princípios – regras negociáveis e não negociáveis; Normas e os processos de legitimação; Elaboração de regras na escola; Assembleia de classe e de docentes; Conflito e aprendizagem de valores.
Os cursos em formato EaD são organizados pelo Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba, oferecidos a todos os docentes da Rede semestralmente com temas de estudos um pouco mais abrangentes, mas de importante teor para a prática pedagógica cotidiana, conta Kelli Sander, professora orientadora pedagógica.
Acreditamos e trabalhamos muito pela formação continuada de nossos profissionais e, por isso, investimos muito nessa questão, inclusive sistematizando no calendário escolar anual um planejamento de ações formativas, abrangendo as diferentes funções e modalidades de ensino, finaliza Rita.
Sobre a palestrante do dia
Adriana Ramos, é pedagoga, pós-doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp. Integrante e pesquisadora do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral Unesp/Unicamp). Expertise em classes consideradas difíceis no Ensino Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral no ambiente escolar, e na Formação dos Professores Tutores em projetos de Convivência Ética. Atualmente também é responsável pela implantação e desenvolvimento do Projeto de Convivência Ética na Escola em diversas escolas no Brasil. Consultora da Convivere Mais Assessoria e Formação, e coordenadora do curso de pós-graduação: As relações Interpessoais na Escola: das competências socioemocionais à personalidade ética no Instituto Vera Cruz (São Paulo).