Secretaria da Cultura promove Abril Pro Jazz no Centro Cultural do Morada do Sol
Foto: Arquivo
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, promove no mês de abril o projeto Abril Pro Jazz, um mini festival que vai apresentar diferentes estilos jazzísticos em todos os sábados do mês. O projeto marca as comemorações do Dia Internacional do Jazz, dia 30 de abril. As apresentações acontecerão no teatro do Centro Cultural Hermenegildo Pinto, no Jardim Morada do Sol, sempre às 20h. A Big Band Villa-Lobos, com músicos da Corporação Musical Villa Lobos sob a regência do maestro Samuel Nascimento de Lima, abre o evento no dia 07. A entrada é franca.
A programação do dia 14 terá o Trio Diáspora, um power trio liderado pelo baterista Flávio Lima. No dia 21 Sara Bonfim subirá ao placo do Centro Cultural do Jardim Morada do Sol para interpretar standards do jazz, acompanhada pelo trio Alien Groove. Encerrando a programação, no dia 28, a apresentação será comandada pela Campinas Jazz Band, liderada pelo saxofonista Bruno Cabral.
As apresentações dos shows do projeto Abril pro Jazz não terão distribuição de ingressos e o público garantirá seu lugar por ordem de chegada. O Centro Cultural Hermenegildo Pinto, também conhecido com o Piano, fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5.924, no Jardim Morada do Sol.
Corporação Villa Lobos
Em 2015, com a realização do concerto A Banda In Progress, a Corporação Musical Villa Lobos acabou criando grupos menores e esta formação de Big Band é apenas uma parte dos grupos internos que a Banda possui hoje: Duos, Trios, Quartetos, Quintetos, Combos, tendo uma visão pedagógica de trabalhar os naipes da banda, numa forma camerística, colhendo os frutos na hora da execução da Banda completa.
Neste Abril Pro Jazz, a Big Band Villa Lobos terá regência do maestro Samuel Nascimento de Lima e vai contar com a seguinte formação: 1º Sax Alto Bruno Cabral; 2º Sax Alto Natã Lopes; 1º Sax Tenor- Alef Pacheco, 2º Sax TenorFilipe Lima; Sax Barítono TadeuBisacchi; 1º TrumpeteNélio Siqueira; 2º Trumpete ReginaldoEngelman;3º Trumpete Diego Robert;4º Trumpete Osni Fortunato. 1º Trombone João Verderi; 2º Trombone Marcelo Vieira; 3º Trombone Alison Alecrin e 4º Trombone Claudinei Nascimento. Piano Tiago Roscani. Contrabaixo Júlio Mendes. Bateria Israel Castro. Percussão Nicolas Botelho. Guitarra Diogo Peixoto.
O repertório que será apresentado terá clássicos como Take Five, de Paul Desmond, Moment To Moment, de Henry Mancini, e uma homenagem a Elis Regina por meio do arranjo escrito por Hudson Nogueira e que se chama Celebrando Elis.
Power Trio
O Trio Diáspora faz parte de um conjunto maior, o Coletivo Musical Diáspora, que traz em sua trajetória a ideia de fazer uma música pouco explorada no nosso país, mas ainda assim, muito bem recebida. Conseguem ser inovadores misturando a interpretação balanceada com o improviso, a combinação de estilos sem clichês, sem preconceitos, seguindo a tendência de fusão de gêneros como uma releitura.
Baseado na formação clássica de um power trio, piano, baixo e bateria, os integrantes Paulo Paz (piano), Fernando de Sá (contrabaixo) e Flávio Lima (bateria) buscam sua inserção nos espaços culturais como os Griôs costumam fazer, socializando saberes e fazeres da cultura, na forma de entrecortadas sessões de improvisação e apresentação de conhecidos clássicos do Jazz.
Sara Bonfim
O show Todo Esse Som! vai envolver o público com canções interpretadas pela cantora Sara Bonfim e o trio instrumental Alien Groove, formado pelos músicos Gerson Lima Filho (bateria), Rodrigo Ribeiro (guitarra) e Viktor de Lima (contrabaixo). Com arranjos de Viktor de Lima, o show leva ao público clássicos do jazz como Night And Day, de Cole Porter, Black Coffee, de Sonny Burke, Misty, de Erroll Garner e algumas surpresas. A direção é de Sara Bonfim, que assina a direção musical com o arranjador Viktor de Lima.
A cantora demonstra em sua formação musical e experiência profissional a diversidade de estilos, interpretando canções populares nacionais e internacionais. Dos seus trabalhos, entre os que se destacam estão Grupo Vocal Black Voices (negro spiritual), Trio Vocal Mulheres Brasileiras (MPB), Grupo Vocal Mulheres em Acordes (MPB) e Banda Medley. Por sua vivência e timbre vocal há alguns anos se dedica a apresentações solo com jazz e blues.
O Alien Groove é um trio de música instrumental que mantém a mesma formação desde 2005. No ano de 2006 o grupo lançou o disco Alien Groove Ao Vivo, gravado no teatro do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) na programação do Maio Musical, que é promovido pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba. A música Samba do Breako teve destaque internacional, sendo veiculada em rádio no Japão e num curta metragem nos Estados Unidos.
No ano de 2015 o Alien Groove foi convidado pelo site Batera Clube (maior portal de bateria do Brasil) para gravar o especial Batera Clube Jam Session. O trio gravou sete músicas autorais em vídeo, que pode ser assistido na íntegra pelo canal oficial do Batera Clube no Youtube.
Campinas Jazz Band
A Campinas Jazz Band é uma reunião de músicos experientes do cenário musical de Campinas e São Paulo, interessados na sonoridade e na estética das big bands, comandados pelo saxofonista Bruno Cabral, que também é integrante da Corporação Musical Villa Lobos.
O grupo explora arranjos mais recentes e também clássicos do jazz e da música brasileira. Tem como objetivo a divulgação da música instrumental, realizando releituras de compositores e arranjadores consagrados, bem como da atualidade.
Tem como referência os arranjos e composições de Sammy Nestico, Thad Jones, Maria Schneider, Count Basie, Gordon Goodwin, Don Sebesky, Bob Mintzer, Michel Camilo, Duke Ellington, bem como compositores brasileiros como Moacir Santos, entre outros.
Programação
Dia 07- Big Band Villa-Lobos, sob regência do maestro Samuel Nascimento de Lima.
Dia 14 – Trio Diáspora, liderado pelo baterista Flávio Lima;
Dia 21 – Sara Bonfim, acompanhada pelo trio Alien Groove;
Dia 28 – Campinas Jazz Band, liderada pelo saxofonista Bruno Cabral.
Serviço
Abril Pro Jazz
Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto – avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5.924, Jardim Morada do Sol
Dias, 07, 14, 21 e 28 de abril
Horário: 20h