Saae inicia o desassoreamento do Córrego Barnabé próximo a SP 75
Foto: Geórgia Dal Ri RIC/PMI
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), deu início na terça-feira (23) ao trabalho de desassoreamento do Córrego Barnabé, que corta toda a extensão do Parque Ecológico, suas águas são captadas pela Estação de Tratamento V e utilizadas para abastecer parte da região do Jardim Morada do Sol, região mais populosa da cidade.
As obras de desassoreamento estão sendo feitas na Zona Sul no final da av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, onde duas máquinas trabalham na retirada do excesso de vegetação, limpeza e aprofundamento do leito. A obra quando completa irá restaurar a vazão neste trecho do córrego.
O resíduo tirado da obra será levado a um aterro e será usado como adubo em plantios e obras de urbanismo do município, após passar por um processo de secagem.
Assoreamento
O assoreamento é um processo que ocorre devido as chuvas, onde o solo é lavado e os sedimentos são transportados por escoamento em direção aos rios e lagos, onde de acumulam. Muitos recursos hídricos localizados na área urbana do município, recebem através das chuvas, todo os resíduos e lixos depositados nas ruas e calçadas.